ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE USO DO VENTURI NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE MICROBOLHAS NO SISTEMA FAD

Autores

  • Marcellus Fontenelle Unoesc
  • Jean Carlos Meine de Almeida

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal a análise preliminar da viabilidade de utilização do efeito Venturi em conjunto com uma bomba centrífuga multiestágios na geração de microbolhas destinadas ao sistema de Flotação por Ar Dissolvido (FAD), que utiliza o método de saturação do ar a partir da compressão do reciclo de parte do efluente clarificado. Este estudo, realizado em uma empresa fabricante de equipamentos para tratamento de efluentes do Meio-Oeste catarinense, incidiu sobre a possibilidade de substituição das bombas multifásicas atualmente empregadas na geração das microbolhas, em razão de seu alto custo de aquisição. No sistema FAD, as microbolhas são as responsáveis por promover a ascensão das partículas até a superfície para serem removidas por mecanismos específicos. A eficiência desse processo está relacionada ao tamanho e à concentração das microbolhas: quanto menor o diâmetro da bolha e maior a concentração, maior será a probabilidade de flotação. Visando avaliar os resultados do sistema proposto, foi construído um tubo Venturi conforme a literatura estudada, para então realizar um ensaio prático, em que a eficiência desse sistema foi determinada por meio de uma análise comparativa e qualitativa entre as microbolhas geradas pela bomba multifásica e as oriundas do tubo Venturi, em conjunto com a bomba centrífuga multiestágios. Os resultados mostraram que é possível gerar microbolhas com o sistema proposto, no entanto, foi observada uma concentração muito inferior em relação ao método atual, fato que pode estar relacionado à utilização da bomba centrífuga com rotores fechados, visto que as bombas multifásicas são dotadas de rotores abertos. Quanto ao diâmetro médio das microbolhas geradas, somente por meio de técnicas específicas para captura de imagens pode-se afirmar se elas atendem ao sistema FAD. Contudo, cabe reavaliar o método proposto a partir de ensaios futuros.

Palavras-chave: Flotação. Microbolhas. Venturi. Bomba multifásica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcellus Fontenelle, Unoesc

Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984) com Especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de de Lavras MG. Atualmente é professor titular e Coordenador do Curso de Engenharia Bioenergética da Universidade do Oeste de Santa Catarina e professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica (caldeiras e geradores de vapor), Biogás, Energias Renováveis e Manutenção Industrial. Mestrando do programa de pós graduação Strictu Sensu em Energia na Agricultura da Universidade do Oeste do Paraná UNIOESTE - linha de pesquisa: Fontes renováveis e racionalização de energia na agroindústria e agricultura".

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Fontenelle, M., & Meine de Almeida, J. C. (2014). ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE USO DO VENTURI NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE MICROBOLHAS NO SISTEMA FAD. Unoesc & Ciência - ACET, 5(2), 159–168. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/3659