ANÁLISE DE MISTURAS ASFÁLTICAS TIPO CAUQ COM ADIÇÃO DE RESÍDUO DE BORRACHA

Autores

  • gislaine luvizão Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Luan Picinin Sartori

Resumo

Com os grandes problemas ambientais ocorridos no mundo todo, buscam-se cada vez mais alternativas para o reaproveitamento de resíduos e de materiais que, inicialmente, seriam descartados por não terem mais serventia. Uma fonte de reaproveitamento é utilizar o resíduo da recauchutagem de pneus como adição em misturas asfálticas à quente, que é o foco desta pesquisa. Os agregados e o ligante asfáltico utilizados na mistura foram submetidos a ensaios de caracterização, conforme as normas vigentes. Efetuou-se uma mistura padrão com 20% de brita I, 25% de pedrisco e 55% de pó de pedra. A partir desse traço padrão, adicionaram-se porcentagens de resíduo de borracha de 1 a 3%, variando 0,5% para cada traço. Todos os traços atenderam aos valores exigidos por normas e referências nos ensaios de estabilidade, vazios do agregado mineral, relação betume vazios e volume de vazios. Como todos os teores atenderam aos requisitos, a escolha do teor de resíduo e do teor de ligante foi baseada no menor consumo de ligante, para que essa mistura seja a mais econômica. Optou-se, então, por um teor de ligante de 6,15% e de resíduo de 1% que apresentou VV de 4,9%, VAM de 19,45%, RBV de 75% e uma estabilidade de 700 kgf. Deve-se ressaltar, também, que a escolha visou a reutilização de materiais inservíveis, porém, o traço com menor teor ótimo de ligante e a maior estabilidade foi o sem adição de resíduo.

Palavras-chave: Resíduo de borracha. CAUQ. Processo seco. Estrada.

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Publicado

2014-06-06

Como Citar

luvizão, gislaine, & Sartori, L. P. (2014). ANÁLISE DE MISTURAS ASFÁLTICAS TIPO CAUQ COM ADIÇÃO DE RESÍDUO DE BORRACHA. Unoesc & Ciência - ACET, 17–24. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/3641