PARTENON: GESTÃO INTEGRADA DE EVENTOS

Autores

  • Roberson Junior Fernandes Alves Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Luiz Felipe Bartz UNOESC
  • Robson Gian Perassoli UNOESC

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o Partenon (Sistema para Gestão Integrada de Eventos), desenvolvido sobre a modalidade de software livre, oferecendo aos usuários uma ferramenta completa para o gerenciamento e controle de eventos. Não se prendendo a um tipo específico de evento, o Partenon contém funcionalidades genéricas para tipologias distintas. Entre as principais funcionalidades se destaca a integração com redes sociais auxiliando na divulgação e marketing do evento. Para isso, foram utilizadas ferramentas de desenvolvimento com suporte ao ambiente web e linguagem de programação Java, por meio do framework integrador Demoiselle, desenvolvido pelo Governo Federal na versão 2.0 tendo como finalidade facilitar o desenvolvimento de aplicações, trazendo como padrão uma arquitetura baseada no modelo Model-View-Controller (MVC). O Demoiselle possui suporte como a Java Persistence API (JPA), utilizada para facilitar a persistência das informações dos objetos no Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD)  PostgreSQL.

Palavras-chave: Demoiselle. Framework. Partenon. Java Web. Eventos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberson Junior Fernandes Alves, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Especialista em Ciência da Computação pela UFSC. Professor dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unoesc - Campus de São Miguel do Oeste. Coordenador dos Laboratórios de Tecnologia da Informação da Unoesc - Campus de São Miguel do Oeste.

Luiz Felipe Bartz, UNOESC

Graduando do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Robson Gian Perassoli, UNOESC

Graduando do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Alves, R. J. F., Bartz, L. F., & Perassoli, R. G. (2013). PARTENON: GESTÃO INTEGRADA DE EVENTOS. Unoesc & Ciência - ACET, 4(1), 97–106. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/2142