Sistemas de informação: um estudo do uso no segmento industrial têxtil

Autores

  • Ana Celia Bohn Uniasselvi
  • Sidnei Grígolo
  • Oscar Dalfovo
  • Mauricio Capobianco Lopes

Resumo

O presente estudo foi realizado em três indústrias do segmento têxtil, localizadas na região Norte de Santa Catarina. Os respondentes da pesquisa foram os gestores do Departamento de Tecnologia da Informação de cada uma das empresas e o princípio basilar do estudo permeou a análise do uso dos sistemas de informação em empresas têxteis. O delineamento metodológico utilizado para a obtenção do propósito da pesquisa foi do tipo “levantamento de dados”, em caráter quantitativo, que conforme Malhotra (2006), envolve um questionário estruturado que os entrevistados devem responder e que é utilizado para elucidar informações específicas. As respostas obtidas receberam análises descritivas. Na análise dos dados e resultados, verificou-se o uso, a aplicabilidade e as prioridades quanto ao uso dos sistemas de informação pelas empresas do segmento têxtil, no que se refere ao processo de gestão dessas informações em consonância com a dinâmica do mercado, a concorrência acirrada, as mudanças organizacionais e a adaptabilidade à evolução contínua das tecnologias.  O resultado obtido após o término deste estudo permitiu o conhecimento acerca do uso dos sistemas de informação, em que a percepção sobre o tema é que as indústrias ainda não utilizam todas as disponibilidades oferecidas pelos sistemas para apoiar o seu gerenciamento de informações e da prospecção dos negócios.

Palavras-chave: Sistemas de informação. Tecnologia da informação e comunicação. Segmento industrial têxtil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Celia Bohn, Uniasselvi

Mestranda em Administração - Furb; Especialista em Gestão de Pessoas - Unoesc; Bacharel em Administração - Unoesc; professora de graduação na Uniasselvi e Senac - Jaraguá do Sul - SC.

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Bohn, A. C., Grígolo, S., Dalfovo, O., & Capobianco Lopes, M. (2012). Sistemas de informação: um estudo do uso no segmento industrial têxtil. Unoesc & Ciência - ACET, 3(2), 215–228. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/2101