Monitoramento da qualidade das águas do Rio do Tigre, Joaçaba, SC

Autores

  • Eduarda Magalhães Dias Frinhani UNOESC
  • Eudislaine Fonseca Carvalho UNOESC

Resumo

O Rio do Tigre, localizado no município de Joaçaba, SC, atravessa a zona rural, a cidade e deságua no Rio do Peixe. Em sua trajetória, recebe efluente doméstico, agrícola e industrial; somente a área urbana possui coleta e tratamento parcial dos esgotos domésticos. Com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a qualidade das águas do Rio do Tigre, determinou-se o Índice de Qualidade de Água (IQA-NSF) e o Índice de Qualidade de Água para proteção da Vida Aquática (IQAPVA). O estudo foi realizado entre novembro de 2008 e junho de 2009, compreendendo sete coletas, em seis pontos. As análises foram realizadas no Laboratório de Saneamento e Águas da Unoesc Campus de Joaçaba, e os seguintes parâmetros foram determinados: temperatura, Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), turbidez, sólidos totais e dissolvidos, coliformes totais e termotolerantes, fósforo, surfactantes aniônicos, nitrogênio total e amônia. Os valores de IQA indicaram que as amostras coletadas da nascente à zona rural (pontos 1, 2 e 3) apresentaram boa qualidade. Os valores de IQAPVA classificaram as águas de ótima a regular, nos mesmos pontos. Os estados mais degradados, de acordo com o IQA, foram encontrados na zona urbana (pontos 4, 5 e 6). Para os pontos 1, 4, 5 e 6, observou-se maior degradação indicada pelo índice IQAPVA. Os parâmetros turbidez, sólidos dissolvidos e temperatura encontram-se em conformidade com a Resolução 357 (2005) e Decreto Estadual 14.250 (1980) para rios de classe 2.

Palavras-chave: Rio do Tigre. IQA. IQAPVA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Magalhães Dias Frinhani, UNOESC

Bacharel em Química, Mestre em Agroquimica e Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Área de Ciências Exatas e da Terra da UNOESC Joaçaba.

Eudislaine Fonseca Carvalho, UNOESC

Estudante da 7a fase do curso de Ciências Biológica da UNOESC Joaçaba

Downloads

Publicado

2010-07-16

Como Citar

Frinhani, E. M. D., & Carvalho, E. F. (2010). Monitoramento da qualidade das águas do Rio do Tigre, Joaçaba, SC. Unoesc & Ciência - ACET, 1(1), 49–58. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/182