Ruído causado pelo tráfego veicular: qual é a aplicabilidade e eficiência da NBR 10151/2000 comparada à norma alemã RLS-90?

Autores

  • Juliana Aparecida Biasi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. https://orcid.org/0000-0002-1543-9919
  • Roberta Vicenzi Nercolini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Marta Veronica Buss Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
  • Jeferson Eduardo Suckow Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Resumo

A crescente poluição sonora causada principalmente pelo tráfego de veículos necessita de normas reguladoras eficientes para garantir a saúde e o bem-estar dos habitantes locais. Para tanto, neste estudo teve-se como objetivo comparar a aplicabilidade e eficiência da norma brasileira NBR 10151/2000 à alemã RLS-90 no quesito de avaliação de ruídos provenientes do tráfego urbano de veículos e verificar, por meio de estudos realizados, qual pode ser a aplicabilidade da norma RLS-90 para atender aos níveis de critérios de avaliação das normas brasileiras. Com a análise, conclui-se que as normativas utilizadas no Brasil podem buscar melhorias no quesito investigado, tomando como base a RLS-90.

Palavras-chave: Normativas acústicas. NBR 10151/2000 e RLS-90. Ruído urbano. Ruído de tráfego.

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Biografia do Autor

Juliana Aparecida Biasi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), pós-graduação em Engenharia e Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011) e é Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é arquiteto, urbanista e paisagista na empresa Biasi Projetos e Consultoria e professor de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em gestão de projetos, projetos sustentáveis, paisagismo e administração de obras.

Roberta Vicenzi Nercolini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Mestranda em Engenharia Civil e graduada em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

Biasi, J. A., Nercolini, R. V., Buss, M. V., & Suckow, J. E. (2018). Ruído causado pelo tráfego veicular: qual é a aplicabilidade e eficiência da NBR 10151/2000 comparada à norma alemã RLS-90?. Unoesc & Ciência - ACET, 9(1), 77–84. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/14047