ESTIMATIVA DA EROSÃO BRUTA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SC

Autores

  • Leonardo Souza Lezonier Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Loivo Bertoldi Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • André Tiago dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Tatiana Tumelero Martinotto Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

A erosão é um conjunto de processos segundo os quais o material terroso ou rochoso é desgastado, desagregado e removido de algum lugar da superfície da terra, consequentemente, alterando-a localmente com diferentes taxas de mudanças. A erosão é um processo natural necessário para modelar o relevo terrestre, pode prover de variados agentes causadores, como o vento, o gelo e, principalmente, a chuva; no entanto, pode ser agravado pelas atividades do homem, causando grandes degradações no solo, assoreamento de rios e, em alguns casos, tragédias provenientes de desmoronamentos. Portanto, nota-se a importância do conhecimento sobre os processos erosivos de cada município, para que se possa ter mais segurança e para evitar tais acontecimentos. Em 1978, Wischmeier e Smith propuseram uma equação que determina a quantidade de solo erodida de certa região, a equação universal de perda de solo (EUPS). Essa fórmula é composta por cinco fatores que, após calculados e multiplicados entre si, determinam a quantidade de solo erodido em toneladas por hectare em um ano.

Palavras-chave: Equação universal de perda de solo. USLE. São Miguel do Oeste, SC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Souza Lezonier, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Acadêmico do curso de graduação em Engenharia Civil. Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste.

Loivo Bertoldi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestre em Engenharia Ambiental. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste.

André Tiago dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestrando em Engenharia Ambiental (UFSM). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste.

Tatiana Tumelero Martinotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Acadêmica do curso de graduação em Engenharia Civil. Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Lezonier, L. S., Bertoldi, L., dos Santos, A. T., & Martinotto, T. T. (2016). ESTIMATIVA DA EROSÃO BRUTA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SC. Unoesc & Ciência - ACET, 7(2), 177–186. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/12012