Ferramenta de Software para o Auxílio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Métodos Estocásticos

Autores

  • Marlon Cordeiro Domenech Unoesc
  • Herculano Haymussi De Biasi Unoesc

Resumo

 

Este artigo descreve a arquitetura geral de um sistema e as características principais de um protótipo de ferramenta de software destinada a auxiliar estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem de determinados métodos estocásticos como “Cadeias de Markov” e “Teoria das Filas”. A ferramenta aqui descrita utiliza, entre outras técnicas, algoritmos de grafos e álgebra linear para resolver problemas apresentados a ele. Estes são resolvidos automaticamente, passo-a-passo e cada passo é mostrado de forma gráfica ao usuário, em linguagem natural, o que permite aos estudantes compreender e acompanhar todo o processo de forma mais fácil, incentivando o aluno ao autodidatismo, e prática dos conteúdos propostos com exercícios e avaliações.

 

Palavras-chave: Processos Estocásticos. Engenharia de Software. Padrões de Projeto. Ensino. Desenvolvimento Dirigido por Testes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Cordeiro Domenech, Unoesc

Área de Ciências Exatas e da Terra, área de Ciência da Computação. Pesquisador da área de Métodos Estocásticos e Engenharia de Software. Interesse também nas áreas de Compiladores, Redes de Computadores e Matemática Aplicada.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Cordeiro Domenech, M., & Haymussi De Biasi, H. (2012). Ferramenta de Software para o Auxílio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Métodos Estocásticos. Unoesc & Ciência - ACET, 3(1), 37–46. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/1103