O EFEITO DAS AULAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILÍBRIO EM ADOLESCENTE DEFICIENTE VISUAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Dagmar Bittencourt Mena Barreto Unoesc
  • Josiane Salete Bonetta Unoesc

Resumo

Deficientes visuais podem apresentar dificuldade de locomoção por consequência de um desequilíbrio provocado por limitações da noção espacial que a ausência da visão acarreta. A ginástica artística, que é composta por movimentos que envolvem coordenação, flexibilidade e equilíbrio, poderá, talvez, ser uma alternativa para melhorar o equilíbrio dos deficientes visuais, melhorando sua locomoção, auxiliando no desenvolvimento integral do indivíduo e aumentando, assim, sua qualidade de vida. Neste trabalho teve-se como objetivo relatar o efeito das aulas de ginástica artística no desenvolvimento do equilíbrio de pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo. A avaliação foi realizada com uma adolescente de 17 anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o teste da escala de Equilíbrio de Berg, com design de aplicação antes e após a realização de dez aulas de ginástica artística. Os dados foram organizados de maneira descritiva, por meio da apresentação dos resultados em tabelas. Dos 14 itens de avaliação, a aluna apresentou melhora em seis quesitos após a aplicação das dez aulas de ginástica artística, totalizando 40 pontos (71,42%) no primeiro teste e chegando a 48 pontos (85,71%) no teste final, passando de médio risco de quedas para baixo risco de quedas, permanecendo estável nos demais itens, não marcando pontuação negativa em relação ao teste inicial. Os resultados encontrados neste estudo sugerem o efeito positivo das aulas de ginástica artística no desenvolvimento do equilíbrio em adolescentes deficientes visuais.

Palavras-chave: Deficientes visuais. Equilíbrio. Ginástica artística. Educação física adaptada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Bittencourt Mena Barreto, D., & Bonetta, J. S. (2015). O EFEITO DAS AULAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILÍBRIO EM ADOLESCENTE DEFICIENTE VISUAL: UM ESTUDO DE CASO. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(2), 215–222. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/8519