SINTOMAS DE ESTRESSE EM CUIDADORES DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM ALZHEIMER

Autores

  • Carla Fabiana Campos Pereira Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba.
  • Scheila Beatriz Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba.

Resumo

Sendo o Alzheimer uma doença progressiva, que se caracteriza por um processo neurodegenerativo, o portador dessa doença perde gradativamente sua autonomia, necessitando de um cuidador, em seu cotidiano. Este, geralmente, é um membro familiar ou pode ser alguém contratado para tal função. No presente artigo tem-se como objetivo identificar a existência de sintomas de estresse em cuidadores de pacientes diagnosticados com Alzheimer, no Município de Campos Novos, SC, e descrever as possíveis mudanças ocorridas na vida desses cuidadores, após assumirem o exercício dessa função. Visando atingir os objetivos propostos, foi realizada uma entrevista individual com os cuidadores e aplicado o Inventário de Stress de Lipp, objetivando identificar a existência de sintomas de estresse. Este estudo possibilitou identificar a existência de sintomas de estresse em cuidadores, a fase de estresse em que cada cuidador se encontra e a predominância dos sintomas, os quais podem se referir a sintomas físicos ou psicológicos. É considerado importante destacar que entre as mudanças ocorridas na vida dos cuidadores se destaca a perda de liberdade, uma vez que seus cuidados se direcionam à vida de outrem. Após reconhecer o valor e a importância das tarefas desempenhadas pelos cuidadores diante da vida de outro ser humano, torna-se de grande valia que tais cuidadores recebam os cuidados necessários para que tenham condições de manter sua qualidade de vida e continuem a desempenhar sua função, visando manter a qualidade de vida de outro ser humano.

Palavras-chave: Estresse. Cuidadores. Alzheimer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Fabiana Campos Pereira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba.

Psicóloga. Especialista em Psicopatologia. Aluna do curso de Especialização em Avaliação Psicológica e Diagnóstico da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Scheila Beatriz Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba.

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Docente e psicóloga da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Campos Pereira, C. F., & Sehnem, S. B. (2015). SINTOMAS DE ESTRESSE EM CUIDADORES DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM ALZHEIMER. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(2), 239–244. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/6891