ABUSO SEXUAL EM MENINOS: ROMPENDO O SILÊNCIO

Autores

  • Mabel Falavinha Baran Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Ana Patricia Alves Vieira Parizotto Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Atualmente, a preocupação com a violência sexual tem se tornado objeto de estudo e discussão pela sociedade, principalmente quando acontece contra crianças e adolescentes. Nesta pesquisa teve-se como objetivo identificar o número de casos de abuso sexual em meninos atendidos pelo Conselho Tutelar de Joaçaba, SC, comparando com o índice estadual, bem como definir e caracterizar estratégias de prevenção ao abuso sexual em meninos. Esta pesquisa tem relevância social e científica, por ser um tema pouco pesquisado, porém com alto índice de ocorrência. No decorrer da leitura, pode-se observar a extrema necessidade de mais pesquisas nessa área, bem como estudos embasados e abordagens específicas que possam auxiliar os profissionais na intervenção com a criança e o adolescente vítimas de abuso sexual. 

Palavras-chave: Abuso sexual em meninos. Violência. Prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mabel Falavinha Baran, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Psicóloga Especialista em Psicopatologia.

Cursando Pós-graduação em Psicologia Jurídica.

 

Atuo como Psicóloga do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório - CASEP de Joaçaba/ SC

Ana Patricia Alves Vieira Parizotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (1994). Mestrado em Psicologia - Univesidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Professora da Universidade do Contestado - UnC. Experiência em Saúde Pública (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Jaborá - SC. 

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Falavinha Baran, M., & Alves Vieira Parizotto, A. P. (2015). ABUSO SEXUAL EM MENINOS: ROMPENDO O SILÊNCIO. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(2), 129–136. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/6882