ESTUDO DE CASO SOBRE FATORES ERGONÔMICOS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE TRABALHADOR E ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Ana Paula Pereira UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daiane Vieira

Resumo

Esta pesquisa denota uma investigação com o objetivo de identificar os fatores ergonômicos cognitivos que afetam o processo de interação entre trabalhador e organização, além de caracterizar a satisfação desse trabalhador perante o seu trabalho. Os dados foram obtidos por intermédio da realização de três testes psicológicos, questionário e entrevista, aplicados com 27 profissionais de enfermagem do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, SC. Observou-se que os fatores ergonômicos cognitivos não são afetados pelo trabalho, tampouco afetam o seu funcionamento. Denota-se que a equipe de enfermagem do HUST, apesar das atividades laborativas intensas, apresenta satisfação com o trabalho intrínseco. Também se apresenta satisfeita com o seu trabalho no que se refere às condições de trabalho (ambiente físico, iluminação, ventilação, etc.) e quanto às relações hierárquicas de poder. Comparando os resultados desta pesquisa com a pesquisa realizada em 2013, por Pereira e Palavesini (2014), pode-se perceber que não houve alterações significativas nos resultados, entretanto, é importante observar que em se tratando de insatisfação com o trabalho intrínseco, o índice da pesquisa atual foi mais elevado; em relação à insatisfação referente às condições de trabalho, o índice da pesquisa atual foi mais baixo e, em relação à insatisfação quanto às relações hierárquicas, também houve redução no índice.

Palavras-chave: Ergonomia cognitiva. Satisfação. Trabalhador. Organização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Cursando Mestrado em Biociências e Saúde (2014) na UNOESC, Campus Joaçaba. Especialista em Comportamento Humano nas Organizações (2007), Especialista em Gestão de RH (2001), Graduada em Psicologia (1999) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente professora Ensino Superior e Assessora da Coordenação do Curso de Medicina da UNOESC - Campus Joaçaba. Também atua como Psicóloga Consultora nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho em Empresas Públicas e Privadas. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clima Organizacional, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento humano, gestão de pessoas, clima organizacional, cultura organizacional, acompanhamento psicológico, avaliação psicológica, saúde e desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Pereira, A. P., & Vieira, D. (2015). ESTUDO DE CASO SOBRE FATORES ERGONÔMICOS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE TRABALHADOR E ORGANIZAÇÃO. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(2), 195–202. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/6844