PERFIL DE DESEMPENHO NO SALTO VERTICAL EM ACADÊMICOS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Iully Anne Lermen Colossi Grupo de Pesquisa, Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó
  • Eduardo Capeletto Grupo de Pesquisa, Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.
  • Paulo Pagliari Coordenador do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Resumo

A função principal do tecido muscular humano é produzir movimento. Com o tema de avaliar a força explosiva de acadêmicos do ensino superior, este estudo estabeleceu como objetivo confeccionar um perfil de rendimento no salto de acadêmicos de ensino superior, por meio do protocolo de salto com contra movimento. Participaram do estudo 85 acadêmicos (46 mulheres e 39 homens), de seis cursos diferentes, selecionados entre as primeiras e últimas fases de cada curso. Foi utilizada uma plataforma de contatos para aferir a altura do salto e a potência produzida. O resultado principal mostrou valores de altura do salto e potência mais elevados nos homens (altura m=32,57cm, dp=7,56; potência m=457,03W, dp=86,85) quando comparados às mulheres (altura m=19,61, dp=4,34; potência m=294,38, dp=53,02). Além disso, valores de referências foram criados com subcategorias por sexo, ativos e sedentários, familiarizados ou não com o salto e índices por cursos. Esses resultados podem difundir a avaliação do salto não apenas para aquelas populações as quais este teste serve somente como indicador de rendimento esportivo, mas também para aquelas as quais ele possa servir como indicador de saúde.

Palavras-chave: Salto vertical. Acadêmicos. Perfil. Força explosiva. Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pela Universidade de Barcelona.

Professor da Unoesc Chapecó.

Iully Anne Lermen Colossi, Grupo de Pesquisa, Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó

Bolsista de iniciação científica UNOESC-R. Bacharelanda em Educação Física, pela Unoesc Chapecó. Licenciada em Educação Física, pela Unoesc Chapecó.

Eduardo Capeletto, Grupo de Pesquisa, Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Pós graduando em Personal Training, pela Unoesc Chapecó. Licenciado em Educação Física, pela Unoesc Chapecó.

Paulo Pagliari, Coordenador do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Mestre em Educação, pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos. Coordenador do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Zawadzki, P., Lermen Colossi, I. A., Capeletto, E., & Pagliari, P. (2015). PERFIL DE DESEMPENHO NO SALTO VERTICAL EM ACADÊMICOS DE ENSINO SUPERIOR. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(1), 97–104. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/6639