ESTRESSE OCUPACIONAL EM BANCÁRIOS: POR QUE E DO QUE SURGE?

Autores

  • Patricia Mattana Universidade do Oeste Catarinense - UNOESC
  • Ana Paola Grando

Resumo

Metas abusivas e/ou inatingíveis, acúmulo de funções e de responsabilidades, pressão psicológica, ameaça de perda de emprego, preocupação com a avaliação do desempenho e pressão do cliente são alguns dos fatores enfrentados no ambiente bancário, que podem gerar estresse em um nível acima do indicado ao ser humano. Sendo o estresse gerado pelos desequilíbrios e adaptações que a pessoa passa durante toda a vida, entende-se que está acima do estimado quando seu agente for muito potente e/ou prolongado, ou seja, quando gerar incômodo, esforços e sofrimentos demasiados, podendo ocorrer em qualquer contexto em que a pessoa esteja inserida. Buscou-se por meio desta pesquisa identificar e analisar os níveis de estresse em gerentes de uma agência bancária do Oeste catarinense, e foi utilizada a abordagem qualitativa-quantitativa com a amostra de nove gerentes bancários da mesma instituição. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário, composto de 19 questões, e o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL). A partir dos resultados obtidos foram desenvolvidos gráficos e tabelas para análise dos dados.

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Gerentes bancários. Saúde do trabalhador. 

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

Mattana, P., & Grando, A. P. (2015). ESTRESSE OCUPACIONAL EM BANCÁRIOS: POR QUE E DO QUE SURGE?. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(2), 187–194. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/6568