Alterações citológicas: uma revisão sobre a importância da Citologia Oncótica

Autores

  • Guilherme Cerutti Müller Unoesc
  • Camila Maziero Unoesc

Resumo

A citologia oncótica é o método de rastreamento para o câncer cervical, pois o diagnóstico precoce garante sucesso do tratamento, reduzindo os casos de mortalidade por esse câncer. É utilizada na prevenção do câncer do colo uterino, adotada como metodologia para rastreamento em diversos países ainda na década de 1950, na busca por alterações cervicais em mulheres sexualmente ativas. Identificando as lesões pré-cancerosas é possível tratá-las, diminuindo a incidência de carcinoma invasor e, consequentemente, a mortalidade por esse câncer. É visível a necessidade de programas de rastreamento de alta qualidade para redução do câncer cervical, como a divulgação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama para informar e sensibilizar a população da importância da realização do exame; e a disponibilização de terapias para inflamações.

Palavras-chave: Citologia oncótica. Alterações citológicas. Câncer do colo do útero.  Programas de rastreamento.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Cerutti Müller, Unoesc

Graduação em Biomedicina, Especialização em Genética e Biologia Forense, Mestrado em Biologia Celular e Molecular, Coordenador do Curso de Biomedicina da Unoesc-SMO, Professor dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Psicologia.

Camila Maziero, Unoesc

Acadêmica do Curso de Biomedicina

Downloads

Publicado

2011-03-18

Como Citar

Cerutti Müller, G., & Maziero, C. (2011). Alterações citológicas: uma revisão sobre a importância da Citologia Oncótica. Unoesc & Ciência - ACBS, 1(2), 87–94. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/579