COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO DA ESCOLA DE ARTES DE CHAPECÓ, SC

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fabiane Heydt Acadêmica do curso de Educação Física, Licenciatura, UNOESC-Chapecó
  • Daniela Zanini Mestre em Avaliação e Prescrição de Atividade Física e Desportivas da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Professora do Curso de Educação Física da UNOESC-Chapecó.
  • Rafael Cunha Laux Acadêmico do curso de Educação Física, Licenciatura, UNOESC-Chapecó. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNOESC.
  • Elisa Pinheiro Ferrari Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-UDESC

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a composição corporal de escolares praticantes de balé clássico da Escola de Artes de Chapecó, SC, especificamente, por meio dos perfis antropométrico, morfológico e somatotipológico. Participaram 28 escolares do sexo feminino, com a média de idade de 14,2 anos (dp=1,3). Foram coletadas as medidas de massa corporal, estatura, dobras cutâneas, diâmetros corporais e circunferências, obtidas de acordo com o protocolo ISAK. Os resultados principais determinaram um perfil antropométrico que apresentou para todo o grupo uma média de 22,3 (dp=4,4) pontos percentuais para gordura; para o perfil morfológico foi identificado um padrão semelhante, sem diferenças significativas entre os grupos de bailarinas que competem e os que não competem; e, para a somatotipologia, determinou-se um perfil médio central entre Ectomorfo e Endomorfo. Além disso, foi encontrada uma tendência que explica uma quantidade de sessões de prática por semana maior nas participantes que apresentaram maior percentual de gordura. São apontadas evidências que discutem os padrões estéticos exigidos às bailarinas nesse nível de competição, e, ainda, a necessidade e a importância em determinar quais variáveis poderiam melhor predizer o desempenho dessa população.

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Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pela Universidade de Barcelona.

Professor da UNOESC-Chapecó.

Fabiane Heydt, Acadêmica do curso de Educação Física, Licenciatura, UNOESC-Chapecó

Acadêmica do curso de Educação Física, Licenciatura, UNOESC-Chapecó

Daniela Zanini, Mestre em Avaliação e Prescrição de Atividade Física e Desportivas da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Professora do Curso de Educação Física da UNOESC-Chapecó.

Mestre em Avaliação e Prescrição de Atividade Física e Desportivas da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Professora do Curso de Educação Física da UNOESC-Chapecó.

Rafael Cunha Laux, Acadêmico do curso de Educação Física, Licenciatura, UNOESC-Chapecó. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNOESC.

Acadêmico do curso de Educação Física, Licenciatura, UNOESC-Chapecó. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNOESC.

Elisa Pinheiro Ferrari, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-UDESC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-UDESC

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Publicado

2014-10-23

Como Citar

Zawadzki, P., Heydt, F., Zanini, D., Laux, R. C., & Ferrari, E. P. (2014). COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO DA ESCOLA DE ARTES DE CHAPECÓ, SC. Unoesc & Ciência - ACBS, 5(2), 143–150. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/5551