A adolescência entre curtidas e compartilhamentos: a percepção de jovens sobre o uso do Facebook

Autores

  • Aline Barros UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Amanda Saraiva Angonese UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Atualmente as redes sociais fazem parte da vida de muitas pessoas, sendo ferramentas de comunicação e interação coletiva. Entre elas, está o Facebook, um dos sites mais acessados do mundo, proporcionando a exposição e divulgação das particularidades, administradas pelos usuários da forma que preferirem. Esses aspectos somam-se para a construção da percepção dos sentimentos e emoções envolvidos. Com o presente trabalho teve-se por objetivo principal compreender qual a percepção dos adolescentes sobre o uso do Facebook, verificar os sentimentos que este desencadeia e qual sua influência nas relações sociais. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e com caráter exploratório. Para obtenção dos dados, foi realizado um roteiro de entrevistas semiestruturada, juntamente com a aplicação de um questionário, destinado a sete adolescentes da turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola de Educação Básica de um município do Oeste de Santa Catarina. Para análise das respostas, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, e a partir das respostas, compreendeu-se que o uso dessa rede social proporciona interação e entretenimento, facilitando a comunicação entre seus usuários, que se encontram espalhados pelo mundo. Por outro lado, verificou-se que seu uso é bastante limitado, pois a interação é estabelecida de maneira superficial, e a forma como cada usuário interage por intermédio dessa ferramenta, bem como a percebe, está ligada à sua subjetividade. Portanto, considera-se importante dominar o manejo com essas ferramentas digitais, procurando estabelecer um comportamento de equilíbrio, utilizando-as para que proporcionem benefícios aos seus usuários.

Palavras-chave: Rede Social. Facebook. Percepção. Adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Barros, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

A ADOLESCÊNCIA ENTRE CURTIDAS E COMPARTILHAMENTOS: a percepção de jovens sobre o uso do Facebook¹

Aline Barros²

Amanda Saraiva Angonese³

                               

Resumo: Atualmente as redes sociais fazem parte da vida de muitas pessoas, sendo ferramentas de comunicação e interação coletiva. Entre elas, está o Facebook, um dos sites mais acessados do mundo, proporcionando a exposição e divulgação das particularidades, administradas pelos usuários da forma que preferirem. Estes aspectos somam-se para a construção da percepção dos sentimentos e emoções envolvidos. O presente trabalho teve por objetivo principal compreender qual a percepção dos adolescentes sobre o uso do Facebook, verificar os sentimentos que este desencadeia e qual sua influência nas relações sociais. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e com caráter exploratório. Para obtenção dos dados, foi realizado um roteiro de entrevistas semiestruturada, juntamente com a aplicação de um questionário, destinado à 07 (sete) adolescentes, correspondentes à turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola de Educação Básica de um município do Oeste de Santa Catarina. Para análise das respostas, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, e a partir das respostas, compreendeu-se que o uso desta rede social proporciona interação e entretenimento, facilitando a comunicação entre seus usuários que encontram-se espalhados pelo mundo atualmente. Por outro lado, verificou-se que seu uso é bastante limitado, pois a interação é estabelecida de maneira superficial, e a forma como cada usuário interage por intermédio desta ferramenta, bem como a percebe, está ligada à sua subjetividade. Portanto, considera-se importante dominar o manejo com estas ferramentas digitais, procurando estabelecer um comportamento de equilíbrio, utilizando-as para que proporcionem benefícios aos seus usuários.

Palavras-chave: Rede Social. Facebook. Percepção. Adolescência.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Barros, A., & Angonese, A. S. (2018). A adolescência entre curtidas e compartilhamentos: a percepção de jovens sobre o uso do Facebook. Unoesc & Ciência - ACBS, 9(2), 93–100. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/16720