O enfermeiro e o (re)conhecimento da dor no pronto-socorro
Resumo
A dor é uma das mais frequentes queixas encontradas no atendimento às pessoas que procuram algum serviço de emergência. O presente estudo trata de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que foi realizada em um hospital do Oeste catarinense com oito enfermeiros da unidade de emergência por meio de uma entrevista semiestruturada com questões abertas, em que foi proposto verificar como os enfermeiros da unidade de emergência (re)conhecem o processo álgico em pacientes que procuram o serviço. Após a coleta, os dados transcritos e organizados foram analisados para identificação de categorias temáticas e subtemáticas as quais foram agrupadas por similaridade e discutidas com base na bibliografia de análise. Evidenciou-se que todos os enfermeiros procuram atender o mais rápido possível um paciente com queixa de dor, utilizando exame físico, faces de dor e importância ao relato da queixa e parâmetros de sinais vitais para identificar a dor. Todos procuram usar a medicação prescrita pelo médico o mais rápido possível, e também se necessário. Os enfermeiros utilizam como métodos não farmacológicos o uso de calor e frio, conforto no leito, técnicas de relaxamento e massagens. Para análise da intensidade da dor foi relatada a verificação dos sinais vitais e uso de escala analógica da dor. Todos os enfermeiros procuram atender tão logo quanto possível as queixas álgicas, o que proporciona humanização no atendimento e otimização no serviço.
Palavras-chave: Enfermagem. Promoção da saúde. Humanização