Levantamento das espécies de anuros (amphibia: anura) em uma área urbana de São Miguel D’ Oeste, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Jackson Fábio Preuss Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O ambiente urbano possui fatores limitantes para as espécies de anfíbios. Com este trabalho teve-se como objetivo inventariar as espécies de anfíbios anuros em uma área urbana do Município de São Miguel do Oeste, Sul do Brasil. As coletas foram realizadas entre maio de 2016 e abril de 2017. Foram registrados 163 indivíduos, distribuídos em cinco famílias, nove gêneros e 12 espécies. As famílias mais ricas foram Hylidae (n = 5) e Leptodactylidae (n = 4). As espécies Dendropsophus minutus, Physalaemus cuvieri e Physalaemus aff. gracilis apresentaram as maiores porcentagens de indivíduos coletados, respectivamente 23,31%, 20,25% e 12,88%. O maior número de espécies foi registrado no mês de dezembro (n = 11; 91%), e a riqueza de espécies esteve correlacionada com a temperatura média diária (F1,11 = 13,15; r² = 0,63; P = 0,003). Portanto, a temperatura e as modificações no habitat podem alterar padrões de distribuição e de uso do habitat das espécies de anuros em ambientes urbanos.

Palavras-chave: Anfíbios. Riqueza. Ambientes urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Fábio Preuss, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais, Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Preuss, J. F. (2018). Levantamento das espécies de anuros (amphibia: anura) em uma área urbana de São Miguel D’ Oeste, Santa Catarina, Brasil. Unoesc & Ciência - ACBS, 9(1), 69–76. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/14333