Comportamento ingestivo e taxa de consumo instantâneo de vacas leiteiras sob diferentes ofertas e estruturas de pastagem de Azevém (Lolium multiflorum)

Autores

  • Gustavo Krahl Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Alexandre Durigon
  • Maria Aldina Correa Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O objetivo com o presente trabalho foi avaliar o comportamento ingestivo e a taxa de consumo instantâneo de vacas leiteiras em pastagem de Azevém (Lolium multiflorum) com diferentes ofertas e estruturas da pastagem. A pastagem de Azevém cv. Bakarat (PGW Sementes®) foi formada por sistema de sobressemeadura a lanço sobre a pastagem de grama-estrela (Cynodon nlemfuensis) cv. Africana, com densidade de semeadura de 30 kg.ha-1, com posterior gradagem leve para incorporação das sementes. As mensurações foram realizadas em duas ofertas de forragem diferentes, 3% do peso vivo na primeira coleta e 7% de peso vivo na segunda coleta. Foram utilizadas três vacas em lactação da raça Holandesa, com 447±12,28 kg de peso vivo, no terço médio do período de lactação e com escores corporais semelhantes. O peso dos bocados foi obtido pela técnica de simulação de pastejo. Essa quantidade média por bocado foi multiplicada pelo número de bocados registrados via monitoramento sonoro, obtendo-se a taxa de ingestão. A distância percorrida pelo animal dentro do piquete foi mensurada com auxílio de equipamento de GPS. Os resultados obtidos para cada parâmetro avaliado foram submetidos ao teste Shapiro-Wilk para verificação da normalidade e, posteriormente, à análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (P<0,05). Os animais apresentaram maior deslocamento quando a pastagem apresentou oferta e altura menores. A densidade da pastagem, o tamanho do bocado, a taxa de ingestão e o consumo estimado da pastagem foram semelhantes para as ofertas e alturas testadas.

Palavras-chave: Altura de entrada. Manejo de pastagens. Pastagem de inverno. Taxa de ingestão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Krahl, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campos Novos.

Alexandre Durigon

Graduado em Agronomia na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campos Novos

Maria Aldina Correa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bolsista Uniedu Art. 171; Graduanda em Agronomia na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campos Novos.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Krahl, G., Durigon, A., & Correa, M. A. (2017). Comportamento ingestivo e taxa de consumo instantâneo de vacas leiteiras sob diferentes ofertas e estruturas de pastagem de Azevém (Lolium multiflorum). Unoesc & Ciência - ACBS, 8(2), 125–132. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/13214