Nível de aptidão física relacionado à saúde de praticantes de ginástica rítmica

Autores

  • Maicon André Rech UNOESC
  • Rafael Cunha Laux Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-2723-3130
  • Daniela Zanini UNOESC

Resumo

A ginástica rítmica é uma modalidade na qual as praticantes devem possuir muita flexibilidade muscular e articular, além de coordenação, força muscular e equilíbrio, atributos físicos requisitados na execução das composições coreográficas. Neste contexto, a prática de ginástica rítmica exerce um papel importante por exigir de suas praticantes o uso e melhoria constante de suas capacidades motoras, condicionais e físicas. Neste estudo teve-se como objetivo analisar os níveis de aptidão física relacionados à saúde de jovens praticantes de ginástica rítmica. Participaram da pesquisa 90 crianças do sexo feminino com idade média de 9,1±2,0 anos, praticantes de ginástica rítmica do Projeto Atleta do Futuro, do Município de Chapecó, divididas em: grupo 1 (6 a 8 anos), grupo 2 (9 a 11 anos) e grupo 3 (12 a 14 anos). Para a coleta de dados foi utilizada a bateria de testes de aptidão física, relacionada à saúde, do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva e inferencial, com uso do programa estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS®), versão 20.0. Os resultados apontaram indicadores predominantemente insatisfatórios nos níveis de aptidão física: no Índice de Massa Corporal (IMC) dos grupos 1 e 3 (52,8% e 57,1%, respectivamente); na flexibilidade dos três grupos; na força e resistência abdominal do grupo 3 (78,6%); e na resistência cardiorrespiratória do grupo 3 (78,6%). Diante dos resultados, sugere-se a necessidade de intervenção com ênfase na promoção da saúde das ginastas participantes do Projeto Atleta do Futuro, enfatizando o trabalho, o aprimoramento e o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionados à saúde.

Palavras-chave: Ginástica rítmica. Aptidão física relacionada à saúde. Escolares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon André Rech, UNOESC

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física - UNOESC Campus Chapecó

Rafael Cunha Laux, Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Educação Física (UFSM) Santa Maria/RS (Bolsista Capes), Especialista em Personal Training (UNOESC) Chapecó/SC. Professor do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó. 

Daniela Zanini, UNOESC

Mestre em Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas e Desportivas pela UTAD. Professora do Curso de Educação Física da UNOESC Campus de Chapecó.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Rech, M. A., Laux, R. C., & Zanini, D. (2017). Nível de aptidão física relacionado à saúde de praticantes de ginástica rítmica. Unoesc & Ciência - ACBS, 8(1), 67–72. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/12652