Avaliação da aprendizagem de camundongos da linhagem Balb/c, espécie Mus musculus perante exposição a um novo ambiente em busca de alimento

Autores

  • Daila Monique Preis UNOESC
  • Raquel Rech Guzela UNOESC
  • Margarida Flores Roza-Gomes UNOESC

Resumo

O estudo do comportamento animal é extremamente importante para se obter conhecimentos sobre a variedade de seus hábitos. O uso de animais de laboratório em pesquisas, especialmente camundongos, serve de modelo simplificado do comportamento humano. O presente estudo teve como objetivo observar o comportamento dos camundongos da espécie Mus musculus, linhagem Balb/c na busca por alimento, testando conjuntamente, seu aprendizado. Foram utilizados 18 camundongos, sendo nove fêmeas e nove machos. Para as observações, utilizou-se como unidade experimental uma caixa de papelão, onde foi instalada uma plataforma e três bases. Ao final de cada base, como opção estavam dispostas ração na base um e nas bases dois e três havia algo similar ao alimento, no entanto, não comestível. Os camundongos submetidos ao bioensaio mostraram diferentes comportamentos quando tiveram acesso as bases. Os machos apresentaram maior locomoção, explorando toda a caixa, enquanto algumas fêmeas movimentaram-se apenas sobre a plataforma. O maior consumo de ração foi registrado pelos camundongos machos. A base mais explorada foi aquela que continha a ração, mostrando que após a localização do alimento, provavelmente por meio do olfato, e da aprendizagem, as visitas tornaram-se mais frequentes, fato este que possivelmente, possa estar relacionado com a recompensa do alimento.

Palavras-chave: Roedores. Confinamento. Sentidos. Etologia.

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Publicado

2012-01-26

Como Citar

Preis, D. M., Guzela, R. R., & Roza-Gomes, M. F. (2012). Avaliação da aprendizagem de camundongos da linhagem Balb/c, espécie Mus musculus perante exposição a um novo ambiente em busca de alimento. Unoesc & Ciência - ACBS, 2(2), 117–122. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/1102