Dignóstico da fauna silvestre apreendida e resgatada pela polícia militar ambiental de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Jackson Fabio Preuss Universidado do Oeste de Santa Catarina
  • Peterson Fernando Schaedler Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

No presente trabalho são apresentados os dados referentes ao inventariamento qualitativo e quantitativo das espécies apreendidas ou resgatadas apreendidas pelo 2º Pelotão da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, no período de 2006 a 2010, visando identificar as espécies ameaçadas de extinção, e quantificar os grupos mais apreendidos. Durante esse período, foram depositados 216 animais, 176 (81,48%) foram da Classe Aves; 34 (15,74%) da Classe Mammalia, 5 (2,31%) da Classe Reptilia e apenas um indivíduo (0,47%) da Classe Amphibia. O número de apreensão (144 indivíduos) foi significativamente maior que o de resgate (72 indivíduos). Foram identificados duas espécies constantes na nova lista oficial de animais ameaçados de extinção (Aburria jacutinga, Mazama nana). Os municípios de São Miguel do Oeste e Maravilha foram os locais que ocorreram as maiores apreensões ou recebimentos (80% do total). É valido salientar que nos processos analisados que continham laudo, em geral estes não apresentavam informações necessárias, como por exemplo, idade, sexo, estado nutricional do animal. Em outros casos nem mesmo o carimbo e assinatura do veterinário constavam, destacando que o procedimento usual é uma identificação inapropriada dos animais e na maioria dos casos apenas os nomes vulgares são utilizados para sua identificação, dificultando para análises mais detalhadas.

Palavras-chave: Apreendidas. Resgatadas. Extinção. Animais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Fabio Preuss, Universidado do Oeste de Santa Catarina

Atualmente é funcionario do laboratório Zoologia da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC-SMO). Pós graduado em nível de especialização em MBA - Gestão Ambiental - ênfase em licenciamento, auditoria e perícia ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.Fundador da ONG Instituto Catuetê é uma instituição sem fim lucrativos de caráter sócio-ambientalista, tendo como finalidades defender e proteger o meio ambiente e os recursos naturais, preservando áreas ecologicamente importantes, conservando a biodiversidade e estimulando a criação de unidades de conservação. Tem experiência na área de Zoologia com ênfase em Fauna Silvestre e Aracnologia, atuando principalmente no seguinte tema: Aranhas de solo, e ecologia de Fauna Silvestre .

Peterson Fernando Schaedler, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Direito pela UNOESC (2003); Pós-Graduado em nível de Especialização em MBA em Gestão Ambiental pela UNOESC (2007); Mestre em Ciências Ambientais pela UNOCHAPECO (2011). Professor de Pós-Graduação Lato Sensu e de Graduação nos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Agronomia e Direito da UNOESC. Coordenador do Curso de Direito da UNOESC, Campus Aproximado de Pinhalzinho.

Downloads

Publicado

2012-01-26

Como Citar

Preuss, J. F., & Schaedler, P. F. (2012). Dignóstico da fauna silvestre apreendida e resgatada pela polícia militar ambiental de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil. Unoesc & Ciência - ACBS, 2(2), 141–150. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/1087