https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/issue/feed Visão Global 2013-07-31T20:36:31-03:00 Editora Unoesc editora@unoesc.edu.br Open Journal Systems <p>Publicação descontinuada.</p> https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3408 Educação Intercultural: decolonializar o poder e o saber, o ser e o viver 2013-07-24T09:28:06-03:00 Reinaldo Matias Fleuri fleuri@pq.cnpq.br A interculturalidade se configura hoje como tema paradoxal. O amplo reconhecimentosocial e político da diversidade cultural, em muitos contextos, édesprovido de sentido crítico, político, construtivo ou transformador, correndo orisco de reeditar novas formas de sujeição e subalternização. Essa contradição é oproblema focalizado recentemente por pesquisadores e pesquisadoras que vêmse articulando com o processo de pesquisa desenvolvida pelo Grupo “EducaçãoIntercultural e Movimentos Sociais” (CNPq/UFSC), que articula uma extensa redede pesquisadores e pesquisadoras conhecida como “Mover”. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3436 folha de rosto 2013-07-24T09:28:06-03:00 admin Débora Diersmann editora@unoesc.edu.br FR 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3409 Perspectivas conceituais sobre o multiculturalismo e a educação multicultural: uma investigação do campo 2013-07-24T09:28:06-03:00 M Ayaz Naseem ayaz.naseem@education.concordia.ca A noção de multiculturalismo e políticas multiculturais em suas várias articulaçõestem sido de grande importância para a elaboração e implementação de políticaseducacionais, currículo e educação de professores no Canadá. Este artigo investigaperspectivas conceituais com as quais os docentes e profissionais engajadosem pesquisa educacional buscam entender as dinâmicas das políticas de multiculturalismo.Estas perspectivas incluem (mas não estão limitadas a): perspectivasde multiculturalismo conservador, multiculturalismo liberal e liberal de esquerda,multiculturalismo crítico, educação antirracismo e educação antiopressão. Elas nãorepresentam a totalidade das possibilidades de perspectivas utilizadas pelos docentese profissionais da área. Além disso, não são monolíticas e/ou consensuais,uma vez que existem debates internos e intrínsecos a elas que exigem esforços deinvestigação sobre o tema.Palavras-chave: Multiculturalismo. Perspectivas conceituais. Multiculturalismo crítico.Educação antirracismo. Educação antiopressão. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3410 A formação inicial do profissional escolar sobre a diversidade etnocultural, religiosa e linguística nas universidades quebequenses: um primeiro balanço 2013-07-24T09:28:06-03:00 Marie Mc Andrew marie.mcandrew@umontreal.ca Corina Borri-Anadon borri-anadon.corina@uqam.ca Julie Larochelle-Audet potvin.maryse@uqam.ca Maryse Potvin potvin.maryse@uqam.ca A partir da descrição quantitativa e qualitativa da formação inicial do profissionalescolar sobre a diversidade etnocultural, religiosa e linguística, apresenta-se, aqui,um primeiro diagnóstico do estado atual da formação inicial de futuros professoresà consideração da diversidade etnocultural, religiosa e linguística nas universidadesquebequenses, como as principais recomendações quanto às pistas de ação desejáveisnesse domínio. O estudo mostra que, mesmo se esse campo tem conhecidouma expansão significativa nas licenciaturas nos últimos 10 anos, tanto no plano deoferta de curso quanto nas inovações pedagógicas, esse desenvolvimento ocorreuprincipalmente de maneira improvisada. Logo, é marcado por várias limitações,entre elas: a falta de acordo, não somente entre as diversas universidades quebequenses,mas igualmente no interior de cada estabelecimento; uma ancorageminstitucional frequentemente ambígua e a ausência de exigências e orientaçõesministeriais claras quanto à sua legitimidade e aos objetivos que deveria buscar.Palavras-chave: Diversidade etnocultural. Formação inicial. Professor. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3411 Multiculturalismo transnacional: um modelo para a compreensão da diversidade 2013-07-24T09:28:07-03:00 Adeela Arshad-Ayaz adeela.ayaz@education.concordia.ca Neste trabalho são apontadas algumas falhas das abordagens contemporâneas paraa educação multicultural, especialmente na maneira pela qual essa questão é articuladae entendida nos programas de educação de professores no Canadá. É apontadaa necessidade de reconceitualizar e redefinir a educação multicultural de acordo comas necessidades do mundo globalizado e interconectado do século XXI. O argumentoapresentado é que o modelo atual de educação multicultural é ineficiente e temtido impacto limitado em razão do fato de que os educadores estão enredados emuma estrutura com falhas de construção, a qual é focada essencialmente na culturaem um contexto nacional e ofusca os aspectos de justiça social.Palavras-chave: Multiculturalismo. Multiculturalismo transnacional. Globalização.Diversidade. Justiça social. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412 Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas 2013-07-24T09:28:07-03:00 Catherine Walsh editora@unoesc.edu.br Hoy la interculturalidad es eje importante tanto en la esfera nacional-institucional--constitucional como en el ámbito y cooperación inter/transnacional. Aunque sepuede argumentar que esta presencia es efecto y resultado de las luchas de los movimientossociales-políticos-ancestrales y sus demandas por reconocimiento, derechosy transformación social, también puede ser vista, a la vez, desde otra perspectiva: laque la liga a los diseños globales del poder, capital y mercado. Este articula exploralos sentidos y usos múltiples de la interculturalidad, haciendo distinción entre una interculturalidadque es funcional al sistema dominante, y ella concebida como proyectopolítico, social, epistémico y ético de transformación y decolonialidad. Argumenta,usando como ejemplo el caso del Ecuador, que la interculturalidad en si, solo tendrásignificación, impacto y valor cuando está asumida de manera crítica, como acción,proyecto y proceso que procura intervenir en la refundación de las estructuras y ordenamientosde la sociedad que racializan, inferiorizan y deshumanizan, es decir enla matriz aún presente de la colonialidad de poder.Palabras claves: Interculturalidad. Decolonialidad. Política pública. Reforma constitucionalecuatoriana. Transformación social. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3413 Lo intercultural, el ambiente y la democracia: Buscando la justicia social y la justicia ecológica 2013-07-24T09:28:07-03:00 Paul R. Carr prcarr@gmail.com Gina Thésée thesee.gina@uqam.ca El “sobre-desarrollo” de los países del Norte hace pensar al mundo entero acercade amenazas sin precedentes. Los cambios climáticos son los precursores, a largo,mediano o corto plazo, de estas amenazas. Al contacto directo con los primerosimpactos, las poblaciones del Sur ven acentuarse sus múltiples vulnerabilidades.Si el enfoque ecologista, después de décadas de combate, finalmente recibió laatención del mundo político y económico a propósito de los desafíos del medioambiente. Este texto propone algunos puntos de reflexión para un encuentro delas culturas en donde la justicia social y la justicia medioambiental se conjugan, ytambién podríamos re-conceptualizar una democracia más amplia, participativa yfuncional para la humanidad. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3414 O lugar das culturas populares no mundo globalizado 2013-07-24T09:28:07-03:00 Lenildo Gomes de Almeida lenildoal@yahoo.com.br Este artigo focaliza as dinâmicas das culturas populares em sua atuação como partedos movimentos emancipatórios atuantes no mundo globalizado e os estilos dearticulação intercultural contra-hegemônica promovida por essas ações. Aborda atensão entre as culturas populares e a razão cognitivo-instrumental etnocêntricaque se estabelece materialmente pela globalização dos meios técnicos. Afirma que oprojeto emancipatório da modernidade se atrofiou nesse processo pela radical conciliaçãoentre a ciência e as forças produtivas do capitalismo. Contudo, a crescenteurbanização do planeta e a expansão global dos novos meios digitais, promotorasde contatos interculturais, favorecem a desconstrução do etnocentrismo moderno.As culturas populares investem pelos meios informacionais, por redes de saberes queafirmam pensamentos diversos sobre o mundo, subvertendo o mito do pensamentoúnico. O estudo sobre as rodas de samba do Rio de Janeiro apresenta fatos que contribuempara essa interpretação. As rodas de samba se constituem como territóriosque entretecem fios de redes musicais que, oriundos das periferias, atuam na escalanacional e global. Estas redes dialógicas fabricam uma cartografia musical apoiadaem orientações que apoiam o pluralismo epistemológico, a tal ponto que o cancioneiropopular, trazendo vivências e histórias do cotidiano, participa das propostas teóricase políticas, com suas críticas e formas de compreensão dos fenômenos sociais.A música popular brasileira tem sido instrumento de mediação para o exercício dacidadania ativa pelo diálogo entre as culturas populares no mundo globalizado, emque os grupos subalternos promovem participação dos diversos saberes na tessituraintercultural de um mundo sustentável.Palavras-chave: Culturas populares. Globalização. Emancipação. Educação popular.Rodas de samba. Etnocentrismo. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3415 Redesenhar os mapas do encontro: trabalho de cuidado com os migrantes 2013-07-24T09:28:07-03:00 Rosanna Cima rosanna.cima@univr.it O artigo retoma um percurso de pesquisa, que envolveu vários grupos de profissionaise que começou há mais de 10 anos no Norte da Itália, com o objetivo decriar novos dispositivos no trabalho em âmbito social e psicopedagógico com osmigrantes. Graças à reflexão, à escuta da experiência, à formação contínua e à reelaboraçãodurante o processo com quem cotidianamente está comprometido, foipossível reconhecer o olhar com que se observam os outros e as outras que vêm delonge e compreender que as formas das dificuldades que as famílias, as mulherese os homens que vêm de longe apresentam refletem inevitavelmente a maneira devê-los; os sistemas de análise e de atribuição de sentido e significado das instituiçõesdo país de imigração e dos seus profissionais. Cada profissional, normalmente,acredita ser preparado para acolher o outro, e, talvez por isso, o choque culturaltem sempre a caraterística do imprevisível e de algo que se parece a um embate.Na frente do incognoscível do outro, realiza-se como que um curto-circuito, umaespécie de desnorteamento. Mas a desorientação pode ser um terreno fértil se promovera necessidade e o desejo de parar, voltar a ouvir, voltar a olhar os própriospassos, retomar os próprios confins e as nossas interrogações.Palavras-chave: Modelos de relação. Pensamento da experiência. Encontro.Línguas. Mediação. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3416 Contributos para a Formação d@ Educador(a) numa Perspectiva Freireana Descolonializante: um estudo de caso 2013-07-24T09:28:07-03:00 João Batista de Albuquerque Figueiredo joaofigueiredo@hotmail.com Camilla Rocha da Silva camilla.pedagoga@hotmail.com Este artigo buscou trazer reflexões acerca de uma experiência de formação dialógicafreireana com a uma turma de estudantes do curso de Pedagogia de uma UniversidadePública, que viveram a experiência de uma disciplina na qual a propostade Paulo Freire lhes foi apresentada. Est@s1 estudantes puderam “dialogar” com adialogicidade e as vivências de educação bancária que tiveram durante o curso dePedagogia. Em busca de respostas que potencializassem ações transformadoras,optou-se pela realização de um estudo envolvendo ação-reflexão-ação-reflexão[...], conforme orienta a dialógica freireana. Ainda, esta reflexão ocorreu de formacom-partilhada com @s estudantes parceir@s, que teceram e tecem conoscoessa práxis dialógica. Portanto, com este trabalho buscou-se elaborar uma reflexãocrítica acerca da relevância de um diálogo que pudesse propor uma articulaçãoentre a Formação do Educador em uma compreensão mais ampla, dialógica e aEducação Popular Freireana. Temos como referências os contributos da EducaçãoPopular Freireana e os Estudos da Modernidade/Colonialidade. Constatou-se oquanto de diferença fazem as oportunidades didático-pedagógicas como as quese experimentou e se degustou com esse grupo-aprendente, encantando-se como potencial do grupo em sua tomada de consciência, em seus atos-limite e em suatrajetória de ser-mais.Palavras-chave: Dialogicidade. Paulo Freire. Descolonialidade. Formação DocenteDialógica. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3417 Comunicação, atuação e formação docentes no contexto da educação de jovens e adultos 2013-07-24T09:28:07-03:00 Marcia Rejania Souza Xavier mxavier@uel.br Os processos de comunicação têm relevância na forma de conhecer das pessoas. Amaioria dos cursos de formação de educadores prima pela infância e a adolescênciae por uma cultura que está longe de atender aos interesses de adultos analfabetos.No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) manifesta-se a diversidadede processos relacionais e identitários que são significantes para a compreensão decomo as pessoas aprendem, ensinam e se comunicam. Muitas pessoas, que procurama escola quando adultos, já experimentaram a vida escolar antes e não forambem sucedidas. O retorno exige que a experiência, ora buscada, garanta a permanênciadesses estudantes na escola, bem como a continuidade dos estudos. Entendemosque a Comunicação Dialógica possibilita a problematização do processo educativo edos desafios vivenciados por educadores e educandos. O exercício de falar e pensarsobre o próprio fazer docente se constitui como processo de formação contínua deeducadores que possibilita a reorganização de uma prática educativa comprometidacom a superação de processos de subalternidade nesta modalidade de ensino.Possibilita, principalmente, a criação de contextos educativos a partir da interaçãoentre os diferentes sujeitos e seus respectivos contextos, no sentido de desenvolverintegração criativa, participação cooperativa e aprendizagem significativa.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Docência. ComunicaçãoDialógica. Aprendizagem Significativa. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3418 Didática da alfabetização: reflexões a partir da experiência da escola da ponte de Portugal 2013-07-24T09:28:07-03:00 Sônia Regina de Souza Fernandes sonia@ifc-camboriu.edu.br envolvema didática da alfabeização na Escola da Ponte, tendo por inspiração as contribuiçõesde Freinet (1977) no que se refere ao Método Natural/Global, com aportedo Projeto Educativo da referida escola. A abordagem de pesquisa se assenta noEstudo de Caso – com princípios etnográficos, privilegiando como instrumentosde coleta de dados a observação sistemática e, em alguns casos, participativa docotidiano da escola, especialmente no Espaço da Primeira Vez, em que ocorre oprocesso da apropriação dos rudimentos da escrita e da leitura nas crianças emfase inicial de alfabetização. Bem como entrevistas com diferentes sujeitos desteprojeto, além da análise documental do Projeto Fazer a Ponte, a natureza do objetoe o contexto investigado exigiu a busca na obra de Freinet e suas contribuições eum diálogo com as ideias de autores como Freire, Smolka (1996) e Soares (1996).O processo possibilitou compreender como se desenvolve a didática da alfabetização,bem como inferir que esta acontece de forma significativa e contextualizada,pois ao partir da notícia de cada criança, privilegia o repertório linguístico do grupode forma ativa e vivencia os usos sociais da escrita e da leitura.Palavras-chave: Alfabetização. Didática. Método. Significação. Escola da Ponte. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3419 Educação e exclusões: na tensão entre a cumplicidade e o embargo 2013-07-24T09:28:07-03:00 Luiza Cortesão luizacortesao@gmail.com O texto começa por salientar a complexidade de um campo em que é pretendidoestudar possíveis relações entre educação e processos de exclusão. No entanto,tem-se sempre presente que há condições exteriores à escola, algumas das quaisestruturais, e que também estão claramente relacionadas aos processos de exclusão.São referidas análises que estabelecem uma relação entre o nível económicodos alunos, o seu local de origem e a pertença a diferentes grupos socioculturais.Em um quadro de trabalho em que é evidenciada a natureza política da educação,são apontadas situações em que a escola e os professores, eventualmente, poderãofazer uso da sua autonomia relativa.Palavras-chave: Exclusões. Culturas. Currículo significativo. Processo educativo. Vigilânciacrítica. Intervenção. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3420 A educação inclusiva e antidiscriminatória: fundamentos e perspectivas 2013-07-24T09:28:07-03:00 Maryse Potvin potvin.maryse@uqam.ca Este artigo ilustra os principais fundamentos da educação inclusiva e equitável. Elesitua, primeiramente, seus grandes “princípios de ação” e abre a reflexão sobre odesenvolvimento de indicadores pela prática de um processo de equidade e deinclusão no meio escolar. Salienta-se também o papel central das competênciasprofissionais na formação inicial e contínua dos profissionais de educação no Québec,em uma perspectiva de equidade e de inclusão. O artigo acentua também o“paradigma comum” que liga as diferentes correntes sobre a diversidade etnocultural,religiosa e linguística na educação, especialmente as abordagens antirracistae inclusiva. Na conclusão, são ponderados dois grandes desafios quanto à aplicaçãode uma abordagem inclusiva institucional no Québec.Palavras-chave: Diversidade etnocultural, religiosa e linguística. Equidade. EducaçãoInclusão. Indicadores. Competências profissionais. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3421 O poder dos pais: orientação sobre as estratégias de comunhão dos saberes de pais de crianças com transtorno do espectro autístico 2013-07-31T20:36:31-03:00 Jean-Claud Kalubi jc.kalubi@usherbrook.ca Céline Chatenoud chatenoud.celine@uqam.ca Muitas pessoas se preocupam, nestes últimos anos, com a qualidade de vida dascrianças vivendo com um transtorno do espectro autístico (TSA). Os responsáveisdos serviços públicos se mostram sensibilizados com tais preocupações, colocamem prática algumas medidas visando prevenir os maus-tratos e a negligência etrabalham na atualização de condições favoráveis ao desenvolvimento de cadacriança. É nesse contexto que se impõem a valorização do papel das famílias, o fortalecimentodos saberes dos pais e a descrição de suas capacidades de ação. Assim,essa orientação marca uma grande mudança nas relações entre profissionais e paisde crianças vivendo com incapacitações. Uma experiência conduzida no Québecpermitiu iniciar pais na avaliação do desenvolvimento de seus filhos; tratava-sede prepará-los à participação das reuniões de elaboração do Plano de ServiçosIndividuais (PSI). Um protocolo de pesquisa qualitativa foi colocado em prática e aanálise das entrevistas realizadas nos encontros entre pais e profissionais mostrouque estes assumem muitas responsabilidades. Em frente aos profissionais, os paisexpõem muitas competências e seus saberes declarados focam diversas questõesem tensões, especialmente aquelas relativas ao esclarecimento do diagnóstico e àprecisão dos objetivos de intervenção.Palavras-chave: Autismo. Famílias. Poder dos pais. Saber e saber-fazer. Qualidade de vida. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3422 Perspectivas profissionais para a pessoa com surdez 2013-07-24T09:28:07-03:00 Clecir Maria Cassol Gorck clecassol@unochapeco.edu.br O presente trabalho tem por objetivo exercitar a produção científica por meio dapesquisa permanente do espaço escolar, assumindo um perfil investigativo enquantoprofissional da educação, bem como elaborar e executar uma proposta teórico-metodológicapara pessoas com surdez que frequentam instituições de ensino regular,considerando as especificidades desta deficiência. O estudo enfatizou o procedimentodas análises narrativas, a pedagogia visual e as pesquisas teóricas etnográficas,que possibilitou a reflexão sobre a trajetória das pessoas com surdez na escola deEnsino Regular e perspectivas de inserção no mercado de trabalho ao concluir oEnsino Médio. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a família e coma educanda com surdez, que sempre estudou em escola pública. Os dados foramtratados por meio de análise de conteúdo temático, que favoreceu a identificaçãode unidades temáticas ligadas à inserção profissional de surdos no mercado de trabalho:escola, comunicação, trabalho e direitos sociais. Os significados expressos nasentrevistas podem explicar a ancoragem da representação social dos sujeitos sobre ainserção profissional de surdos entre as pessoas que se comunicam majoritariamenteem Língua Portuguesa dominante no ambiente de trabalho, onde parece prevalecera visão clínica da surdez em que o surdo é visto como deficiente. Com este trabalho,fez-se reflexões importantes acerca da violência simbólica e física a que os surdos foramsujeitados. Trouxe o papel da família, da escola, das terapias e da sociedade paraum campo reflexivo de sua participação na vida dos sujeitos e das as culturas surdas.Palavras-chave: Surdez. Escola. Inserção profissional. Direitos sociais. Família.Comunicação. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3423 Uso pedagógico das mídias na escola: o que os professores sabem e o que fazem na prática docente 2013-07-24T09:28:07-03:00 Helga Corrêa Dal Bó Marin helgamarin@gmail.com Wanderléa Pereira Damásio Maurício helgamarin@gmail.com Sob o tema “Uso pedagógico das mídias na escola: o que os professores sabem eo que fazem na prática docente” esta pesquisa foi realizada com o objetivo geralde estabelecer um diagnóstico de como se apresenta o trabalho docente, no quediz respeito ao uso de informática em sala de aula. Para tanto, foi necessário pesquisara respeito da formação inicial dos docentes para utilização do uso da mídiainformática na sala de aula, definir como acontece a prática docente com o uso dasmídias, a fim de apresentar um diagnóstico com a mídia citada. Nesse caso, foramimportantes o estudo teórico baseados em autores como Freire (2000), Almeida eFonseca Junior (2000), Almeida (2009), documentos do Ministério da Educação eda Secretaria Estadual da Educação, como a Proposta Curricular de Santa Catarina.Posteriormente, houve a pesquisa realizada em três unidades escolares pertencentesà rede estadual de educação, apresentando a realidade da prática docente coma mídia informática nos ambientes pesquisados. Com tal finalidade, a metodologiaescolhida foi a aplicação de questionários a 50 professores de escolas públicasestaduais pertencentes à regional de Xanxerê, SC, sendo, em sua maioria, questõesabertas e com a finalidade de uma pesquisa qualitativa, ou seja, descritiva; os resultadosforam a fragilidade no trabalho com informática nas escolas pesquisadas,bem como a formação deficiente dos docentes para tal trabalho. Ainda, de formadiscreta, há a sugestão de que se repense o uso da informática nas escolas, bemcomo ocorra uma postura diferenciada do profissional da educação ao trabalharcom a informática em sala de aula.Palavras-chave: Tecnologia. Mídia. Educação. Informática. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3424 As experiências de professores e alunos com o uso do laptop em escolas públicas do sul do Brasil: inovações curriculares e aprendizagem colaborativa 2013-07-24T09:28:07-03:00 Geovana Mendonça Lunardi Mendes geolunardi@gmail.com Alaim Souza Neto alaimsatc@yahoo.com.br Valdeci Reis valdeci_recursoshumanos@hotmail.com A incorporação de tecnologias digitais nos processos educativos é uma demandaatual nas políticas públicas. O presente estudo problematiza as experiências vivenciadaspor alunos e professores de escolas contempladas com o Programa UCA– Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina a partir dos resultadosda pesquisa: Aulas Conectadas? Mudanças Curriculares e Aprendizagem Colaborativaentre as escolas do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) em SantaCatarina, mais especificamente na Escola Estadual de Educação Básica São Tarcísio,localizada na cidade de São Bonifácio. O objetivo é discutir quais são os fatoresque proporcionam inovações tecnológicas e mudanças significativas no currículoa partir da entrada do laptop na escola. As observações foram feitas a partir dacriação de uma rádio escolar, hospedada no blog da escola, tendo como princípio apesquisa colaborativa e participativa de aprendizagem. A análise dos dados permiteafirmar que a entrada desse novo artefato na escola provocou novas discussõese a necessidade de (re)articular algumas práticas consagradas pela tradição escolar.Palavras-chave: UCA. Inovações Curriculares. Laptop. Políticas Públicas. Ensino--Aprendizagem. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3425 Representações da infância na novela das 6h: um debate sobre a programação cultural para a criança no âmbito da tv brasileira 2013-07-24T09:28:07-03:00 Maria Isabel Orofino iorofino@espm.br O artigo apresenta uma reflexão sobre a audiência infantil, o consumo cultural dascrianças e a programação televisiva, com ênfase para o papel da telenovela na formaçãodo público em questão. Apresenta-se de reflexão teórica sobre estudos detelevisão e infância com o foco para a telenovela Amor eterno amor (REDE GLOBO,2012) a partir de suas representações sociais da infância. Discute-se também o lugarsocial da criança nas sociedades contemporâneas a partir das mudanças na ordemdo consumo de tecnologias de comunicação e informação e os direitos das criançasfrente à uma programação de televisão de qualidade e desenhada para elas.Palavras-chave: Criança. Televisão. Telenovela. Representações sociais. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3426 A educação intercultural frente ao princípio constitucional da não discriminação: uma questão de direitos humanos 2013-07-24T09:28:07-03:00 Maria Conceição Coppete coppetemaria@gmail.com Reinaldo Matias Fleuri fleuri@pq.cnpq.br Tania Stoltz tania.stoltz795@googlemail.com O presente artigo busca evidenciar que as disposições legais consideradas de referênciaem nosso país indicam uma concepção democrática de educação, na qualo princípio da não discriminação se encontra fortemente expresso e legalizado.Contudo, a realidade social, de modo geral, e do sistema escolar, especificamente,não se apresenta na mesma configuração descrita nas leis. A contradição sinalizagrandes desafios a serem enfrentados. Considerar a educação intercultural frenteao princípio constitucional da não discriminação consiste basicamente em pensara diversidade a partir da compreensão e do respeito à diferença e à paridade dedireitos. Pensar, agir e viver a partir de uma perspectiva intercultural transpõe a descobertade si mesmo e do outro; requer ações pensadas e executadas de maneirainterativa, respeitosa, solidária, afetiva, sensível e prospectiva com vistas à justiça eà equidade social. Este estudo está relacionado a uma pesquisa em nível de doutorado,defendida no ano de 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Asdiscussões apresentadas referem-se a um capítulo da tese.Palavras-chave: Educação intercultural. Direitos humanos. Diversidade. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3427 Saberes tradicionais indígenas, saberes ocidentais, suas intersecções na educação escolar indígena 2013-07-24T09:28:07-03:00 Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni luisavidadaniel@yahoo.com.br Adir Casaro Nascimento adir@ucdb.br Este artigo procura desenvolver uma análise epistemológica a partir da reflexãosobre a lógica da colonialidade na legitimação ou não dos conhecimentos tradicionaisnas escolas indígenas das aldeias. Objetivamos abordar os desafios postosà educação escolar indígena quanto à negociação, tradução entre os saberes tradicionaise os saberes ocidentais. Como procedimento metodológico, recorremosà revisão bibliográfica e entrevistas com os docentes, inspirado no campo teóricodos estudos pós-coloniais. Como indicação conclusiva aponta para a importânciade uma revisão do pensamento colonial, em especial para a necessidade de umaressignificação epistemológica sobre os conhecimentos legitimados, demonstradospela crença de que basta formalizar a educação escolar indígena, ignorando ascomplexidades e as ambivalências que são produzidas no encontro com os diferentessaberes intrínsecos ao processo educativo.Palavras-chave: Educação escolar indígena. Saberes tradicionais indígenas. Saberesocidentais. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3428 Movimento em diálogo: técnicas corporais dos Guarani da aldeia de M’Biguaçu 2013-07-31T07:41:17-03:00 Eliton Clayton Rufino Seára editora@unoesc.edu.br Este artigo é um recorte do trabalho de Mestrado em Educação: movimentos ediálogos interculturais: um estudo da dança do Tchondaro dos Guarani, aldeia deM’Biguaçu, concluído em 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivoé apresentar um diálogo com as técnicas corporais, conceito de Mauss (1974),apresentados pelos Guarani da aldeia M’Biguaçu, localizada na grande Florianópolis.Ao encontrá-los na aldeia, por volta de sete meses, foi possível observar e refletir,a partir das interlocuções, como ocorrem as interações com os elementos desua cultura tradicional, tendo como o lugar primeiro dessa relação, o corpo. Nessesentido, serão trazidas discussões e descrições de elementos, como as pinturas, asbrincadeiras e os jogos tradicionais da aldeia, para estabelecer um movimento dialógicoda compreensão de tais elementos com outras referências culturais Guarani.Palavras-chave: Cultura Guarani. Técnicas corporais. Pinturas. Brincadeiras. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3429 O jogo de futebol e o jogo das relações entre os Laklãnõ/ Xokleng 2013-07-24T09:28:07-03:00 Antonio Luis Fermino antonioluisf@gmail.com O presente estudo buscou compreender o futebol na formação corporal da sociedadeindígena Laklãnõ/Xokleng da Terra Indígena Laklãnõ, próxima aos municípiosde José Boiteux, Vitor Meirelles e Doutor Pedrinho, no Alto Vale do Itajaí, emSanta Catarina. O trabalho no campo de pesquisa ocorreu a partir da observaçãoparticipante, com a realização de relatos etnográficos, de agosto de 2011 a abrilde 2012. Para isso, foram necessárias reflexões de dados bibliográficos a partir deSantos (1973, 1975, 1987, 1997, 2004), aprofundamento no conceito de corpo etécnicas corporais de Mauss (1974) e discussão acerca dos estudos sobre os jogosde Caillois (1990). Verificou-se que a mudança de habitus entre os Laklãnõ/Xoklenginiciou a partir do momento em que tiveram o primeiro contato com a sociedadenão indígena, ou seja, com os conflitos entre os colonizadores e a saída “do mato”.A igreja, especialmente a pentecostal, desde sua inserção na Terra Indígena (TI),impôs-se de forma rígida a todos que se dispuseram a frequentar as celebrações eseguir os preceitos bíblicos, proibindo o futebol, que era um meio de interação dossujeitos, de estarem em movimento, em oposição ao sedentarismo propiciado pelamudança em seus hábitos.Palavras-chave: Laklãnõ/Xokleng. Corpo. Religião. Futebol. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3430 A educação intercultural e a abertura à diversidade religiosa 2013-07-24T09:28:07-03:00 Micheline Milot milot.micheline@uqam.ca <p>As diferenças religiosas ainda são frequentemente, fontes de tensões, de incompreensãoe de discriminação. A tomada de consciência da diversidade religiosa naeducação intercultural pode constituir uma contribuição preciosa a uma cultura depaz, a uma abertura para outras culturas, à tolerância e ao respeito dos direitos dohomem. Considerando a natureza das crenças fundamentais que definem os valorese as identidades dos indivíduos, como a educação intercultural pode considerar adiversidade religiosa na perspectiva específica desse tipo de educação, que visa àcompreensão, ao aprendizado da convivência, à inclusão e à participação? Três objetivosparecem particularmente desejáveis em uma visão de educação para a cidadania.Essas finalidades são definidas por sua compatibilidade com o modo intelectualde aprender da escola moderna. Estes objetivos podem sustentar uma variedade deatividades, de aprendizagens e de projetos educacionais. Tratam-se de objetivos daeducação intercultural que podem se inscrever em uma concepção inclusiva da razãopública: os princípios da tolerância, da reciprocidade e do civismo.</p><p>Palavras-chave: Educação intercultural. Diversidade religiosa. Discriminação. Direitoshumanos. Cidadania.</p> 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3431 Catholicism as Living Memory in a Montreal Spiritualist Congregation 2013-07-24T09:28:07-03:00 Deirdre Meintel dmeintel@videotron.ca <p>Desde 2000 tenho observado uma congregação de Espiritualista em Montreal, a IgrejaEspiritual da Cura. Os membros, geralmente criados como Católicos, muitas vezes experimentam a transformação espiritual significativa pela sua participação na IgrejaEspiritual da Cura. Contudo, isso não afeta o seu sentido da pertinência religiosa.Além disso, os santos, as crenças e o simbolismo católicos são onipresentes nos rituaise nas outras atividades religiosas da Igreja Espiritual da Cura, bem como no discursode membros. A análise apresentada aqui ajuda a compreender a hibridez religiosacontemporânea e mostra como as formas Católicas passadas na paisagem religiosade Quebec são no presente.</p><p>Palavras-chave: Hibridismo religioso. Espiritismo. Catolicismo.</p> 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3432 Processos educativos interculturais na “família de santo”: pais e filhos nas religiões afro-brasileiras 2013-07-24T09:28:07-03:00 Cristiana Tramonte tramonte@ced.ufsc.br O artigo analisa a relação familiar interna dos praticantes das religiões afro-brasileiras,enfocando especificamente os aspectos educativos e formativos da relaçãoentre “pais” e “filhos de santo”. Por congregarem a diversidade brasileira em seusmúltiplos aspectos – étnicos, geracionais, sociais, de capacidades físicas e mentais,de orientação sexual, etc., possibilitam, entre seus praticantes, um sentido de organizaçãogrupal que coloca em contato diferentes sujeitos. Desvenda, ainda, odesenvolvimento e a persistência da ancestralidade em confronto e convivênciacom a modernidade nessas relações, objetivando delinear os valores familiares esociais que as permeiam. Busca-se compreender também a relação entre famíliacarnal e família de santo, estruturas grupais agregadoras do grupo, o papel de cadasujeito no contexto desses coletivos e o relacionamento entre pai, mãe e filhos desanto. Investiga-se a dinâmica interna do terreiro, como convivem vida material eespiritual dos indivíduos.Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras. Família de santo. Interculturalidade. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3433 Flexitarianism: traditional diets as social innovation for sustainability 2013-07-24T09:28:07-03:00 Talia Raphaely sustainablyspeaking@westnet.com.au Dora Marinova d.marinova@curtin.edu.au Dietas ocidentais estão incentivando fortemente os níveis ecologicamente insustentáveise insalubres do consumo de carne, e, assim fazendo, estão deslocando dietastradicionais localmente e globalmente. Essa tendência é apoiada por ignorância sociale ingenuidade que facilitam o poder de inchamento exercido pela indústria dogado. Essa opinião é corroborada pelas partes interessadas da indústria e estruturasgovernamentais, cujas mensagens mistas garantem indivíduos que permanecem involuntariamentecúmplices e complacentes, e, finalmente, socialmente impotentes.Este artigo descreve as consequências humanas, ecológicas e de bem-estar animalde produção e consumo excessivo de carne, como a contribuição para a mudançaclimática, o esgotamento da água e poluição, a apropriação indevida de terras edegradação, a destruição da floresta, a biodiversidade e a perda rápida de espécies,bem como as ameaças significativas e desafios para a saúde humana e o bem-estar.Oferece flexitarianismo (vegetarianismo) como um retorno às dietas tradicionais àbase de plantas e de forma socialmente inovadora para combater de imediato oespectro de impactos negativos e capacitar as pessoas localmente, regionalmentee globalmente para participarem de uma transformação global em direção a umfuturo mais sustentável. Um estudo de caso da introdução de flexitarianismo pormeio da educação humanística de sustentabilidade é apresentado. Ele mostra comoesse método redemocratisa a educação e capacita pessoas para contrariar práticassustentáveis tradicionais.Palavras-chave: Educação. Flexitarianismo. Saúde. Consumo de carne. Sustentabilidade. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3434 “Dietar”: un valor social bosquesino para remediar a las “seducciones” de diversión en la ciudad y del dinero en la sociedad bosquesina 2013-07-24T09:28:07-03:00 Jorge Gasché Suess jorge.gasche@gmail.com El artículo plantea los valores sociales y los saberes y saber-hacer bosquesinos amazónicoscomo fuente de inspiración para un desarrollo alternativo, al que se refiereel convenio 169 de la OIT con el término de “desarrollo propio” de los pueblosoriginarios. La ignorancia de estos valores por parte de las élites intelectuales ypolíticas ha llevado en los últimos años a conflictos sociales violentos. Uno de estosvalores bosquesinos, “dietar”, puede ser útilmente difundido en la juventud urbana,y en la sociedad bosquesina debería ampliarse del ámbito alimenticio y sexual tradicionalal ámbito financiero: “dietar dinero” a fin que la sociedad bosquesina logremantener su autonomía frente a las estrategia de “seducción” del gobierno y de losempresarios que codician sus recursos naturales.Palabras-clave: Sociedad bosquesina. Desarrollo alternativo “propio”. Valoressociales. Dietar. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3435 Ecopedagogy: educating for a new eco-social intercultural perspective 2013-07-24T09:28:07-03:00 Stefan Krasimirov Grigorov st.grigorov@gmail.com Reinaldo Matias Fleuri fleuri@pq.cnpq.br Nesse artigo pretende-se apresentar um estudo exploratório da Ecopedagogia comoum projeto educacional internacional, que nasceu das necessidades do Novo Milêniopara transformar a globalizada “Sociedade de Risco Mundial”, produzida pelossistemas capitalistas neoliberais de dominação global em direção a uma civilizaçãoalternativa, ecológica e social. A Ecopedagogia visa à criação de uma civilizaçãoecologicamente sustentável, na perspectiva de reconstrução fundamental, democráticae planetária dos sistemas de educação. Esta pesquisa, focalizada na perspectivaepistemológica pós-colonialista de Paulo Freire, argumenta que a própria vidae seu(s) futuro(s) dependem agora da humanização e transformação da educação.Freire coloca os problemas da libertação cultural e educacional e explora as possibilidadesemancipatórias proporcionadas pelo interculturalismo. Adotou-se abordagem interdisciplinar e comparativa para o estudo da Ecopedagogia como uma nova fasedo desenvolvimento de teorias e movimentos ambientais e sociais, no sentido decontribuir para o seu avanço como um projeto educacional planetário para uma“Nova Civilização Ecossocial”. Além disso, buscou-se desenvolver um conhecimentosignificativo e aplicável para transformar a educação na direção da sustentabilidadeecológica, responsabilidade social e interculturalidade. 2013-07-24T00:00:00-03:00 Derechos de autor