v. 46 (2021): Roteiro

					Visualizar v. 46 (2021): Roteiro
Publicado: 24-09-2020

Dados da Edição

  • Folha de rosto

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.29946

Editorial

  • Editorial

    Camila Regina Rostirola
    e29766
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.29766

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas

  • Apresentação: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas

    Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo
    e27181
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27181
  • Autobiografia e a necessária incompletude das histórias de professores

    Janet L. Miller
    e27182
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27182
  • Currículo: lições do passado em tempos de BNCC

    Luciola Licinio Santos, Leandra de Oliveira
    e24187
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24187
  • Relações entre currículo e didática: conceptualizações, desafios e conflitos

    Angel Diaz-Barriga
    e26597
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26597
  • A experiência como perturbação à prescrição na política curricular

    Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Cláudia Sales Ritter
    e23890
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23890
  • Uma rede passa pelo currículo: difração e modos de existência na política curricular

    Thiago Ranniery, Ricardo Scofano Medeiros
    e23821
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23821
  • Formação em deslocamentos: ficção e contrariedade em torno na BNCC

    Claudia Tomé, Maria Santos
    e23289
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23829
  • Demandas discursivas regulatórias para “fazer a BNCC sair do papel” no Oeste da Bahia

    Clívio Pimentel Júnior
    e23806
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23806
  • Produção de currículo em uma escola do campo: uma análise sobre inclusão

    Tânia Maria de Lima, Mariana Rodrigues Athayde Dormevil
    e23867
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23867
  • Regime de colaboração e formação docente: práticas discursivas na produção política ProBNCC/RN

    Marcia Betania de Oliveira
    e23863
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23863
  • Processos de ressignificação após a BNCC: aspectos da produção curricular em Mato Grosso

    Geniana Santos
    e23803
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23803
  • A BNCC e o Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Sergipe

    Paulo Marchelli
    e23976
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23976
  • A ressignificação da Base Nacional Comum Curricular na rede municipal de Juiz de Fora/MG

    Denise de Souza Destro
    e23809
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23809
  • Narrativas de um cenário: ciclo de formação humana no município de Irecê - Bahia

    Maria Inez Carvalho, Fabrízia Pires de Oliveira
    e26638
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26638
  • Currículo de Ciências: a alquimia das disciplinas escolares e a produção da autonomia docente

    Marcia Serra Ferreira, Maria Margarida Gomes
    e23827
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23827
  • Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do ensino fundamental

    Carmen Teresa Gabriel, Tatiana Polliana Pinto de Lima
    e23857
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23857
  • Dando vida ao reconhecimento territorial

    Melanie Janzen
    e26813
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26813
  • Entrevista: política, poder e existência, com Flávia Monteiro de Barros Araújo

    Guilherme Augusto Rezende Lemos
    e23825
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23825
  • Resenha – em fios de memórias, imagens e narrativas: processos didáticos e curriculares pensados com os cotidianos

    Alexandra Garcia
    e27132
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27132
  • Sobre a capa

    Editora Unoesc
    e27438
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27438

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

  • Apresentação – Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

    Patrícia Sândalo Pereira, Edvonete Souza de Alencar
    e28027
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.28027
  • Formação de professores que ensinam matemática em uma perspectiva de complexidade: discussão agregando fragmentos experienciais

    Ettiène Guérios
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24347
  • Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais

    Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei de Camargo Sant'Ana
    e23740
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23740
  • A importância da participação no estudo de aula na formação continuada de professores que ensinam medidas nos anos iniciais

    Sandro Augusto do Vale Pereira, Gilberto Francisco Alves de Melo
    e23736
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23736
  • Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial

    Ximena Gutiérrez-Saldivia, Cecilia Barría Navarro, Danilo Díaz-Levicoy
    e23731
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23731
  • Conhecimento interpretativo de futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais no âmbito da subtração – potencialidades para melhorar a formação

    Miguel Ribeiro, Milena Soldá Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Estela Caldatto
    e23792
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23792
  • Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática

    Edvonete Souza de Alencar, Aldrin Ckeyde da Cunha, Patricia dos Santos de Jesus
    e23794
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23794
  • O empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola: alguns desafios

    Patrícia Sandalo Pereira, Nickson Moretti Jorge, Kely Fabrícia Pereira Nogueira
    e23899
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23899
  • Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação

    Alexandra Gomes
    e23839
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23839
  • Políticas públicas na formação continuada para o ensino de geometria

    Valdete Aparecida do Miné, Maria Regina dos Passos Pereira
    e23772
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.23772
  • Entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina – Universidade de Lisboa – Portugal

    Adriana Miola
    e23719
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23719
  • Resenha: Considerações da obra Professor: artesão ou operário?

    Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
    e23753
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23753

Artigos de demanda contínua

  • A emergência de estudos de política curricular e o potencial de sua base teórico-metodológica

    Ozerina Victor de Oliveira, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
    e23191
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.23191
  • Educação em direitos humanos: possibilidades a partir do PNEDH e do cinema na escola

    Alexandre Silva Guerreiro
    e24819
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.24819
  • O federalismo e as políticas de municipalização: um estudo sobre a educação básica em Xaxim (SC)

    Joviles Vitório Trevisol, Paulo Roberto da Silva Silva
    e24172
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24172
  • Permanência escolar na EJA: narrativas de estudantes do ensino fundamental no Sertão Alagoano

    Marinaide Freitas, Rosemeire Reis, Andresso Torres
    e24963
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.24963
  • A produção de portfólios digitais como técnica para a compreensão da história humana

    Roselene Moreira Gomes Pommer, Sebastian Martins
    e24896
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.24896
  • Formação continuada enquanto ética do cuidado de si

    Miguel da Silva Rossetto, Marcelo José Doro
    e22401
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.22401
  • Educação e mercado financeiro: um estudo sobre a Anhanguera, Estácio e Kroton (2007-2014)

    Fábio Luciano Oliveira Costa
    e23966
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23966
  • As TIC no espaço escolar: uma análise da apropriação a partir das práticas docentes

    Valdinei Marcolla, Tatiele Bolson Moro
    e23875
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23875
  • Gestão e avaliação de sistemas municipais de ensino público

    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    e24084
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24084
  • Formação continuada de pedagogos escolares: o significado de grupo e comunicação na prática pedagógica

    Evelise Maria Labatut Portilho, Isabel Cristina Hierro Parolin, Laura Monte Serrat Barbosa
    e24333
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24333
  • Educação superior: o desenvolvimento das capacidades e o processo de humanização

    Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Patricia Carlesso Marcelino, Rosana Cristina Kohls
    e24766
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24766
  • Governança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira

    Marco Wandercil, Adolfo-Ignacio Calderón, Francisco Aníbal Ganga-Contreras
    e22391
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.22391
  • O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum Curricular

    Emerson de Pietri
    e23935
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23935
  • O desenho como expressão das crianças: a experiência de ser criança e de ser aluno

    Rosana Becker, Luiz Martins Junior, Jordelina Beatriz Anacleto Voos
    e24273
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24273
  • Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias

    Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos, Maria Do Socorro Alencar Nunes Macedo
    e24410
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24410
  • Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais

    Louise de Quadros da Silva, Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti
    e24926
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24926
  • A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural

    Ana TerezaReis da Silva, Iassana Rodrigues Soares
    e24767
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767
  • Problematizando o papel de intérpretes surdos(as) em escolas regulares

    Lucas Romário, Ana Dorziat
    e25154
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.25154
  • Considerações sobre a comissão nacional do livro didático: o manual de filosofia do Pe. Castro Nery S.J

    Aldemir Barbosa da Silva, Celso João Carminati
    e23366
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23366
  • O princípio educativo em Gramsci: contribuições ao ensino de filosofia

    Gabriela da Nóbrega Carreiro, Tânia Rodrigues Palhano, Maria das Graças de Almeida Baptista
    e24869
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24869

Ensaios

Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos

  • Epistemologias negras e processos educativos: desdobramentos nas políticas antirracistas

    Maria da Conceição dos Reis, Cicera Nunes
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.29637
  • Identidade de estudantes negras e negros: a experiência do projeto Afrocientista NEAB/GERA/UFPA

    Wilma Coelho, Nicelma Brito, Sinara Dias
    e26303
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.26303
  • Cosmologias racializadas: processos políticos e educativos anti(racistas) no ensino de Física e Astronomia

    Alan Alves-Brito
    e26279
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.26279
  • Até quando as máscaras brancas? Educação e racismo em Moçambique Until when the white masks? Education and racism in Mozambique

    Eduardo Moises Jamisse Humbane, Orlando Daniel Chemane
    e26480
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.26480
  • Educação com Fins Lucrativo para estudantes Negros Americanos

    Luciano Cruz
    e26306
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26306
  • Epistemologias negras e educação: relações étnico-raciais na formação do(a) pedagogo(a)

    Cicera Nunes, Jusciney Carvalho Santana, Nanci Helena Rebouças Franco
    e26314
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26314
  • Didáticas das relações étnico raciais: contribuições propositivas para a formação inicial de professores

    Tatiane Cosentino Rodrigues, Ayodele Floriano Silva
    e26442
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.26442
  • Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação

    Maria da Conceição Reis, Claudilene Maria da Silva
    e26312
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26312
  • Experiência museal no distrito de Mazagão Velho-AP: visitação em movimento

    Piedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos
    e26473
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.26473
  • Resenha – A deseducação do negro

    Ricardo Matheus Benedicto
    e26321
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26321
  • Legado de Ana Célia da Silva: trajetória de ações afirmativas da militância à produção acadêmica

    Nanci Helena Reboucas Franco
    e26338
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.26338

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

  • Apresentação: casos de ensino na pesquisa e formação docente: que conversa é essa?

    Isabel Maria Sabino de Farias, Amali de Angelis Mussi
    e28104
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.28104
  • Pesquisa e formação de professores com casos de ensino: fundamentos e potencialidades

    Isabel Maria Sabino de Farias, Amali de Angelis Mussi
    e27234
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27234
  • Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores

    Juliano Agapito, Márcia de Souza Hobold
    e27212
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27212
  • As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa

    Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Patrícia Albieri de Almeida, Douglas da Silva Tinti
    e27248
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27248
  • Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores

    Marta María Olmo Extremera, Maria Mikaele Silva Cavalcante
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27340
  • Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores

    Filomena Maria de Arruda Monteiro
    e27194
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27194
  • No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional

    Sandra Novais Sousa, Eliane Greice Davanço Nogueira, Cristiane Ribeiro Cabral Rocha
    e27230
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27230
  • A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas

    Nayana Cristina Gomes Teles, Fabrício Valentim da Silva, Tiago Pereira Gomes
    e27210
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27210
  • Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores

    Maria Manuela Franco Esteves
    e27179
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27179
  • Experiências de ensino, casos relevantes na prática de ensino e formação de professores

    José Enrique Cortez Sic, Oscar Hugo López Rivas, Haydee Lucrecia Crispin
    e27199
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27199
  • Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho

    Adria Maria Ribeiro Rodrigues, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Simone Albuquerque da Rocha
    e27232
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27232
  • O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores

    Marcia Rosa Uliana, Gerson de Souza Mól
    e27184
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27184
  • Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde

    Cleidilene Ramos Magalhães, Fúlvia da Silva Spohr
    e27197
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27197
  • Casos de ensino na pesquisa e na formação de professores: entrevista com Maria da Graça Mizukami

    Luciana de Oliveira Souza Mendonça
    e27195
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27195
  • Resenha da obra de Katherine Merseth, Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro

    Amanda Raquel Pessoa, Isabel Maria Sabino de Farias
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.27183
  • Sobre a capa

    Editora Unoesc
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.28105

Seção temática: Educação Integral

  • Apresentação – A educação integral do PROCAD (UNICAMP-UNIR-UFOPA) para o Brasil e além-mar

    Rafael Fonseca de Castro, Antônio Carlos Maciel
    e27400
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27400
  • Novos nomes, velhas práticas: o que há de diferente no Novo Mais Educação?

    Edna Cristina do Prado, Eliene Brito Passos, Maria de Fátima Matos de Souza
    e26849
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26849
  • A educação em tempo integral na meta 6 do plano estadual de educação do Pará

    Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Elisângela Alves da Silva Scaff
    e27102
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27102
  • A qualidade educacional no Projeto de Educação em Tempo Integral no Estado do Amazonas

    Angela Maria de Oliveira
    e26988
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26988
  • Novas concepções pedagógicas de avaliação escolar no ensino médio em tempo integral em Porto Velho-RO

    Selena Castiel Gualberto Lima, Rosângela de Fátima Cavalcante França
    e27015
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27015
  • Desafios da gestão democrática: uma análise do sistema escolar de tempo integral de Manaus

    Cintia Adélia da Silva, Arminda Rachel Botelho Mourão
    e26992
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26992
  • Desafios do diretor escolar na educação integral: uma investigação em Rondônia

    Maria das Graças de Souza, Rafael Fonseca de Castro
    e26705
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26705
  • Política indutora de educação integral: análise dos programas implementados em Belterra/PA

    Lília Travassos de Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    e26651
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26651
  • A escola a tempo inteiro: um estudo sobre a realidade na escola pública portuguesa

    Dora Sofia Ramos Fonseca, Marta Sofia Ramires Marques
    e26976
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26976
  • As artes na educação plena e integral do desenvolvimento psíquico humano

    Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Guillermo Arias Beatón, Laura Marisa Carnielo Calejon
    e26739
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26739
  • A educação integral e o programa ensino médio inovador – Proemi: singularidades desta política

    Marilsa Miranda de Souza
    e26975
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26975
  • A conjuntura política brasileira e os destinos da educação integral: entrevista com José Luís Sanfelice

    Antônio Carlos Maciel
    e26983
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26983
  • Sobre a capa

    Editora Unoesc
    e27420
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27420