O planejamento das ações da escola na perspectiva da construção da cidadania

Autores

  • Mariane Rodrigues Branco
  • Arnaldo Nogaro

Resumo

Neste artigo tem-se por finalidade refletir sobre a importância do planejamento escolar, ao mostrar conceitos, as diferentes formas de se planejar e a necessidade do planejamento participativo para a escola. Buscou-se embasamento teórico em obras de grandes autores, dos quais se podem citar Vasconcellos, Gandin, Padilha, entre outros, de suma importância à pesquisa educacional. No texto aborda-se, em primeira instância, o planejamento nas escolas e como é utilizado na atualidade, visando apresentar a importância do gestor educador. Em segundo momento, apresentam-se os conceitos de planejamento, na visão de diferentes autores, e as formas de sua existência no espaço escolar. Faz-se uma breve retomada histórica sobre as origens do planejamento; na sequência, abordam-se o planejamento e a cidadania, explicita-se a importância de associar escola e sociedade ao trabalhar a partir da realidade dos educandos e das melhorias em suas vidas, tanto escolar quanto familiar e social. Fica a reflexão sobre a necessidade de se planejar no espaço escolar para uma melhor organização e estruturação dos educadores, desenvolvendo, dessa forma, uma educação igualitária e justa para todos, formando cidadãos justos e honestos.

Palavras-chave: Planejamento. Gestor educador. Cidadania.

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Como Citar

BRANCO, M. R.; NOGARO, A. O planejamento das ações da escola na perspectiva da construção da cidadania. Roteiro, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 93–110, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/298. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos