Blended Learning: modelos pedagógicos para o ensino superior

Autores

  • Mario Vásquez Astudillo Professor Visitante/UFSM
  • Vanessa dos Santos Nogueira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27577

Palavras-chave:

Blended Learning, ensino híbrido, modelos híbridos, educação a distância

Resumo

Este estudo explora o uso do conceito BL na literatura científica e revisa oito modelos pedagógicos BL. Um único modelo 'prescrito' não atende a todos os cenários de aprendizado sendo importante ter conhecimento das diversas possibilidades que os modelos já implementados podem nos oferecer. Os modelos apresentados ao longo do texto foram: Modelo BL 3-C de Kerres e Witt, Modelo BL de três fases da aprendizagem de Roberts, Modelo BL flexível e cíclico de andaimes de Wenger e Ferguson, Modelo BL comunidade de inquirição de Garrison e Vaughan, Modelo BL de comunicação estratégica de Peñalosa, Modelos BL de Staker e Horn, Modelo de BL MoSal-b de Vásquez, Active Blended Learning (ABL), Universidade de Northampton. Destaca-se que ainda precisamos avançar no aporte pedagógico para garantir a interação e intencionalidade das atividades pedagógicas desenvolvidas pelas instituições. O BL é uma alternativa do tempo presente que cresce a cada dia, e nesse novo cenário de isolamento social torna-se uma alterativa efetiva para atender os novos modos de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Vásquez Astudillo, Professor Visitante/UFSM

Doutor em educação (Formação em Espaços Virtuais) pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-Doutor em educação, Programa de Pós-Graduação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor de Espanhol e Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Professor na Universidade Tecnológica do Chile INACAP; Professor visitante estrangeiro no Programa de Pós-Graduação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação GPKOSMOS (UFSM). Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, uso de tecnologia, e-learning, b-learning, EaD e direção de projetos de inovação educacional.

Vanessa dos Santos Nogueira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é coordenadora do polo de educação a distância da Universidade Luterana do Brasil em Santa Maria/RS e professora pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, universidade aberta do brasil, políticas públicas, práticas pedagógicas e teoria do reconhecimento.

Referências

ALEXANDER, B. et al. EDUCAUSE Horizon Report 2019 – Higher Education Edition. EDUCAUSE, 2019. Disponível em: https://linhadeleitura.files.wordpress.com/2019/05/2019horizonreport.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.

ARMELLINI, A. An update on Active Blended Learning at the University of Northampton. Alejandro Armellini, 2019. Disponível em: https://alejandroarmellini.wordpress.com/2019/07/17/abl-blog-post-july-2019/. Acesso em: 07 jun. 2020.

BARTOLOMÉ, A. et al. Blendedlearning: panorama y perspectivas. RIED-RevistaIberoamericana de Educación a Distancia, v. 21, n. 1, p. 33-56, 2018. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.21.1.18842

BOELENS, R.; WEVER, B. de; VOET, M. Four key challenges to the design of blended learning: A systematic literature review. EducationalResearch Review, v. 22, p. 1-18, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2017.06.001

BRASIL. Portaria N. 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Disposta pelo Ministério da Educação. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. DOU n. 239, de 11 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União: Seção 1, página 131, Brasília, DF, 2019.

CABERO, J. Tendencias para el aprendizaje digital: de los contenidos cerrados al diseño de materiales centrado en las actividades. El Proyecto Dipro 2.0. Revista de Educación a distancia, n. 32, 2012.

CASTELLS, M. Comunicación y poder. México: Siglo XXI Editores, 2013.

CUBIDES SALAZAR, N.; MARTÍN-GARCÍA, A. Los modelos formativos combinados b-Learning: perspectivas para la enseñanza universitaria. In: MARTÍN-GARCÍA, A. V. (coord.). BlendedLearning en educación superior. Perspectivas de innovación y cambio. Madri: Síntesis, 2014.

DZIUBAN, C. et al. Blended learning: the new normal and emerging technologies. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 15, n. 1, p. 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-017-0087-5

FERNANDES, J. A. de S. C. T. Definição do Conceito de Blended Learning. Proposta metodológica no quadro da Terminologia de base conceptual. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Nova de Lisboa, 2015.

FERRELL, G. et al. Honey I shrunk the data: data-informed blended learning design. European Journal of Higher Education IT – EJHEIT, 2018.

FURLETTI, S.; COSTA, J. W. da. O blendedlearning nos repositórios brasileiros. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, p. e39886, 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39886

GEORGE-PALILONIS, Jennifer; FILAK, Vincent. Blended Learning in the Visual Communications Classroom: Student Reflections on a Multimedia Course. Electronic journal of e-learning, v. 7, n. 3, p. 247-256, 2009.

GARRISON, D.; VAUGHAN, N. Blended learning in higher education: Framework, principles, and guidelines. San Francisco, EUA: Jossey-Bass, 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118269558

GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 2001. DOI: https://doi.org/10.1016/S1096-7516(00)00016-6

GRAHAM, C. Blended learning systems. Definition, current trends, and future directions. In: BONK, C. J.; GRAHAM, C. R. The handbook of blended learning. Global perspectives, local designs. San Francisco: Pfeiffer, 2006.

GRAHAM, C. Current research in blended learning. In: MOORE, M. G; DIEHL, W. C. (ed.). Handbook of distance education. 4th ed. New York, NY: Routledge, 2019. p. 173-188. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315296135-15

GRAHAM, C. Developing model and theory blended learning research. Cap. 2. In: PICCIANO, A. G.; DZIUBAN, C. D.; GRAHAM, C. R. (ed.). Blended learning: Research perspectives. New York: Routledge, 2014. v. 2.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

HRASTINSKI, S. What do we mean by blended learning? TechTrends, v. 63, n. 5, p. 564-569, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11528-019-00375-5

IMBERNÓN, F. Análisis y propuestas de competencias docentes universitarias para el desarrollo del aprendizaje significativo del alumnado a través del e-learning y el b-learning en el marco del EEES. Programa de Estudio y Análisis Ministerio de Educación y Ciencia, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249009400InformedelestudioAnalisisypropuestasdecompetenciasdocentesuniversitariasparaeldesarrollodelaprendizajesignificativodelalumnadoa_travesdele-learningyelb-learningenelmarcodel. Acesso em: 10 de jun. de 2021.

KERRES, M.; WITT, C. de. A didactical framework for the design of blended learning arrangements. Journal of educational media, v. 28, n. 2-3, p. 101-113, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/1358165032000165653

LATORRE, A. La investigación-acción: Conocer y cambiar lapráctica educativa. Barcelona: Grão, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.

LING, S. E. et al. Diversity in education using blended learning in Sarawak. Online Submission, v. 7, n. 2, p. 83-88, 2010.

LUCAMBA, A. J.; LENCASTRE, J. A.; SILVA, B. D. da. Revisão sistemática sobre contributos do blendedlearning no ensino superior. In: A. J. Osório et al. (org.). X CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, Challenges, 2019. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência, 2019.

MADDEN, A. G. et al. Blended Learning in Practice-a Guide for Practitioners and Researchers. Londres: MitPress, 2019. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/11352.001.0001

MARTÍN‐GARCÍA, A.; MARTÍNEZ‐ABAD, F.; REYES‐GONZÁLEZ, D. TAM and stages of adoption of blended learning in higher education by application of data mining techniques. British Journal of Educational Technology, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.12831

MARTÍNEZ, J. Impact of the proliferation of information and technology in Higher Education. Aula abierta, v. 40, n. 3, p. 97-106, 2012.

MESTAN, K. Create a fine blend: An examination of institutional transition to blended learning. Australasian Journal of Educational Technology, v. 35, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.3216

NORBERG, A.; DZIUBAN, C. D.; MOSKAL, P. D. A time-based blended learning model. On the Horizon, v. 19, n. 3, p. 207-216, 2011 DOI: https://doi.org/10.1108/10748121111163913

OLSEN, T.; GUFFEY, S. Intentional process for intentional space: Higher education classroom spaces for learning. Journal of Learning Spaces, 2016.

PALMER, E.; LOMER, S.; BASHLIYSKA, I. Overcoming barriers to student engagement with Active Blended Learning. University of Northampton, Institute for Learning & Teaching, p. 1-12, 2017.

PEÑALOSA, E. et al. Modelo estratégico de comunicación educativa para entornos mixtos de aprendizaje: estudio piloto. Pixel-Bit. Revista de medios y educación, n. 37, p. 43-55, 2010.

PICCIANO, A. G.; DZIUBAN, C. D.; GRAHAM, C. R. (ed.). Blended learning: Research perspectives. Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315880310

POON, J. Blended learning: An institutional approach for enhancing students' learning experiences. Journal of online learning and teaching, v. 9, n. 2, p. 271-288, 2013.

PUTRI, M. R.; LUKE, J. Y.; SELA, S. T. Critical success factor in blended learning for English training: a systematic literature review. Journal of Physics: Conference Series, IOP Publishing, v. 1175, n.1, art. n. 012251, p. 1-5, 2019. DOI: https://doi.org/10.1088/1742-6596/1175/1/012251

ROBERTS, G. Teaching using the web: Conceptions and approaches from a phenomenographic perspective. Instructional science, v. 31, n. 1-2, p. 127-150, 2003.

ROSS, B.; GAGE, K. Global perspectives on blending learning. In: BONK, J. C.; GRAHAM, R. C. (ed.). The handbook of blended learning, p. 155-168, 2006.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

ROZA, J. C. da; VEIGA, A. M. da R.; ROZA, M. P. da. Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras. ETD-Educação Temática Digital, v. 21, n. 1, p. 202-221, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651638

SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Modelos de ensino híbrido: Um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 2017. p. 1. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1

SPRING, K. J.; GRAHAM, C. R. Blended learning citation patterns and publication networks across seven worldwide regions. Australasian Journal of Educational Technology, v. 33, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.2632

STAKER, H.; HORN, M. B. Classifying K-12 blended learning. Innosight Institute, 2012.

STUMPENHORST, J. A nova revolução do professor. São Paulo: Editora Vozes, 2018.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. Artesanato Educacional LTDA, 2018.

TURPO, O.; HERNÁNDEZ, M. J. La convergencia pedagógica y tecnológica de la modalidad BlendedLearning. In: MARTÍN GARCÍA, A. V. (coord.). BlendedLearning en educación superior. Perspectivas de innovación y cambio. Madrid: Editorial Síntesis S.A, 2014.

UNIVERSITY OF NORTHAMPTON - UON. Institute for Learning & Teaching. Active Blended Learning. Disponível em: https://www.northampton.ac.uk/ilt/current-projects/abl/. Acesso em: 11 abr. 2020.

VÁSQUEZ, M. Aplicación de modelo pedagógico blended learning en educación superior. Revista DIM, v. 14, n. 35, 2017.

VÁSQUEZ, M. Modelo Salamanca: enfoque pedagógico para el diseño de cursos b-learning en educación superior. In: XVI ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, México, p. 1-19, 2015. Anais […]. México, 2015.

VAUGHAN, N. D. A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. The Internet and Higher Education, v. 13, n. 1-2, p. 60-65, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2009.10.007

WENGER, M. S.; FERGUSON, C. Chapter 6. A Learning Ecology Model For Blended Learning from Sun Microsoft systems, In: BONK, C. J.;GRAHAM, C. R. (ed.). Handbook of blended learning. Global Perspectives, local designs. San Francisco: Pfeiffer Publishing, CA, 2006.

Downloads

Publicado

03-03-2022

Como Citar

VÁSQUEZ ASTUDILLO, M.; NOGUEIRA, V. dos S. Blended Learning: modelos pedagógicos para o ensino superior. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27577, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27577. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27577. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua