https://doi.org/10.18593/r.v47.30714

Apresentação: O ensino da didática na formação de professores

Nadiane Feldkercher1

Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Teoria e Prática da Educação, professora.

http://orcid.org/0000-0002-8208-3369

A didática é uma disciplina pedagógica fundamental na formação de professores ao ter como objeto central de estudos os processos de ensino e de aprendizagem em suas amplitudes. Imbernón (2022, p. 10-11) explica esta amplitude ao ponderar que

[…] la didáctica se ocupa de no únicamente de cómo se enseña sino de identificar cómo se aprende, cuáles son los procesos de enseñanza aprendizaje de cada estudiante para que el docente lo utilice para diseñar las orientaciones pertinentes para que el aprendizaje de cada estudiante sea más eficiente, profundo y particular.

Assim, o ensino da didática na formação de professores contribui, entre outros, com a unidade entre ensino e aprendizagem, com a articulação entre teoria e prática, com a relação entre conteúdo e metodologia e com a coesão das intencionalidades e dos fazeres.

Esta seção temática assume como tema central o ensino da didática na formação de professores e, na maioria dos seus textos, considera as especificidades desse ensino no contexto da pandemia de Covid-19.

A seção temática reúne 12 artigos, uma resenha e uma entrevista. Os autores nacionais desta seção congregam as cinco regiões brasileiras e são vinculados a diferentes instituições: Universidade Católica de Santos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal de Pelotas, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Acre, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade de Brasília. Já os autores internacionais representam quatro instituições espanholas, a saber: Universidad de Valência, Universidad Autónoma de Barcelona, Universidad de Málaga e Universidad de Jaén.

Seis dos artigos publicados nesta seção são resultado de uma pesquisa nacional, intitulada “O ensino de Didática nos cursos de licenciaturas de universidades públicas de modo remoto: a visão dos estudantes”, coordenada pela professora Nadiane Feldkercher e pelo professor Lui Nörnberg e desenvolvida por componentes da diretoria e membros da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Esses artigos analisam, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciatura de universidades brasileiras públicas, o ensino de didática de modo remoto emergencial em tempos de pandemia, identificando os desafios e as potencialidades vividos face ao uso das tecnologias digitais. Na apresentação dos resultados da pesquisa, evidenciam-se as especificidades das cinco regiões brasileiras: centro-oeste, nordeste, norte, sudeste e sul.

Os outros dois artigos nacionais também enfatizam a educação superior e o contexto da pandemia, abordando os temas do planejamento didático de professores universitários e da avaliação formativa em um programa de Pós-graduação em educação.

Já os artigos dos pesquisadores espanhóis, ao abordarem o ensino da didática, dão ênfase a distintos temas, como o conhecimento escolar, a didática crítica, estratégias metodológicas, sequências didáticas, atividades de aula e interdisciplinaridade.

Ainda, integram esta seção uma resenha do livro Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico, de Dermeval Saviani, publicado em 2021 e, uma entrevista realizada com a professora pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga, referência da área de didática no Brasil.

A seção temática é completada com uma capa e um pequeno texto sobre a capa, que evidencia árvores, flores, cores e um caminho a ser percorrido.

Que as leitoras e os leitores da Roteiro, a partir das reflexões lançadas no conjunto dos textos desta seção temática, possam seguir com os estudos e análises que continuam imprescindíveis para o campo da didática ou, mais especificamente, para o ensino da didática na formação de professores.

Referência

IMBERNÓN, Francisco. ¿Qué es actualmente la didáctica? La didáctica como medio para la transformación educativa y social. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 27, n. 59, p. 9-16, jan./abr. 2022.


1 Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Organizadora da seção temática. Editora associada nacional da Roteiro.