revista de *dministração, contabilidade * economia r*ce
v. 14 n. 1 jan./abr. 2015
M*r*o **15
ISSN on-line 217*-4*36
*ACE
Joaçaba
v. 14
*. 1
p. 1-414
ja*./abr. 20*5
© 2015 Editora Unoesc
Direitos desta ediç*o reser*ados à Editora Unoesc
É proibida * r*produção *es*a obra, ** toda ou em part*, *ob quaisque* formas ou po* quai*q*er meios, s*m a permissão **pres*a da Edito*a.
Da*os Int*r*aciona*s de Catalogação-na-P*bl*cação (CIP)
R118 R*** : Revista d* Administração, *ontabili*ade e Econom*a / Universidade d* Oe*te
de Santa Cata*ina - Vol. 1, n. * ( ja*.-dez. 2002)- . - **açaba : E*. Un*esc, 2002-
v. : il. ; *3 **.
Anual, 20*2-2005; semestral, *0*6--2013; Qua*rimestral, 2*14-
Qualis Capes B2
*SSN *678-6483 ISSN *n-li*e 2*79-49*6
1. Admini*tr*ç*o - Periódi*os. 2. *ontabilidade - *eriódicos. 3. Economia -
Periódic*s. I. Universidad* d* O*s*e d* Sant* Cat**ina.
CDD 658.005
Ru* G*túli* Vargas, 212*, Bairro F**r *a Serra, CEP 89600-000 - Joa*aba - Sa*t* Catarina, **a*il
F*ne: (55) (49) 3*51-2065 - Fax: (**) (49) 3551-2*04 - edit*ra@unoesc.*du.br
*ditora Un*esc
Coor*enaçã*
Débora Di**smann Sil*a Pereira
Edit*r
Dr*. E*iane Salete Filippi*
r*ce@unoe*c.edu.br
**itor-a*junto
Silvio Santos J*nior
r**e@unoesc.edu.br
Conselho E*itorial
*r. Silvio Santos Junior, Un*esc - Un*v*rsidade d* Oeste de S*nta *a*ari*a, Brasil
Prof. *r. Joaquim Filipe Ferr*z Esteves *e Ar*ú*o, Univ*rsidade do Minho, Por*ugal
Dr. Enr*qu* *osé Var*la Alv*rez, Un*v*rsid*de de Vigo, Espanha
*ra. D*nise Del Prá Net*o Machado, Univer*i**de *egional d* Blumenau
Dr. *érg*o Luiz Lessa *usmão, Pont*fícia Universiade Católica *o R*o G*ande do Sul
Dr. Carlos Ricardo *osset*o, UN*VALI, Brasil
Dr. Eduardo Dam*ão da Silva, *ont*fícia Uni*ersidade Católica do Paraná
D*. Sandro Be**ue, Universidade de Caxias do S*l
**. Fe*nando Lu** Abr*ci*, F**/SP
Dra. Eli*ne Sal*te Filip*im, Unoesc
Dr. *a*r do Ama*al Filho, UFC - CE
Dr Decio Zy*b*r*ztajn, Unive*sidade de São Pa*l*, *r*s**
.
Comissão Edi*orial
Dr. Aldo Leon*rd* Cunh* Callado, *niversid*de Fede*al da Paraíba, Brasil
Dr. Gilberto Monti**ller Neto, Kings*on Business School
Dra. Mô*i*a Bragag*ia, Centro *n*v*rsitário Metodista do IPA
Dr. A*cides Go*l*rti Filho, Universid*de do Ex*r*mo Sul Catarinense, Brasi*
Dr L*ciano Munc*, Un*versidade *stadual de *ondrin*
D* Cl**is A*t*n** Kronba*er, U*i**rsi*ade *o *ale d* Rio d*s Sinos, Bra*i*
*r. Danie* Polet*o Tesse*, *n*versidade *ecnológica do Paraná, Bra*il
Dra. Rosalía Martinez García, Uni*ersidad Pablo de Olavide de *evilla, Espanha
Dr Decio Zylbersz*ajn, Un*versidade de São Paul*, Brasil
Dr. *iro*obu Sa*o, *nive*sidade Federal do Rio G**nde *o Norte, Bra*il
Dr. José Elm*r Feger, Universidade Federal do Paran* - *FPR, Brasil
Dra. Ari*da Schimidt Godoy, Un*versi*de Presbiteriana *ackenzie
Dra Marta Zambiasi, U*iversi*ade *resbiteriana Mackenz*e
Dr. Ani*lson Barbo*a Silva, Uni*ersi*ade F*deral *a Paraíba, Brasil
Copid*sques e Revisão Ele*rô*ica: Bianca Re*ina Paganini, Gilvan* Toniélo, Gio*ana Patrícia B*zinela
Projet* gráfico: Daniely A. T**ao Guedes
Art* da capa: Vanes*a Cristhina Lesniesk*
I*dexaç*o: *istema Regional de In*ormación *n Línea para Revis*as C*e**íficas de Améri*a Lati*a, el Carib*, España * Portugal (Latindex) - Méx*co
*n*ver*idad de La *ioja, Proyecto Di*ln*t - Esp*ña
Hemerote*a L*tino*merican* (He*a) - México
Citas L**inoamer**anas en Cienci*s *ociales y H*man*da**s (Clase) - México
Si*t*ma Eletrônico de Editora*ão de Revist*s
Biblioteca *a Justiç* Federal
Su*ár*os.o*g Sumá*ios de Revist*s Bras*leiras
Barddal Sis*ema d* En*ino
*ndexação Co*partil*ada d* A*tigos de Per*ó*ic*s (*CAP)
R*AAP - Repos*tório Cie*tífico *e Acesso A*erto de Portugal
Missã*/Foco: A Race *em como m*ssão publicar e promov** o debate de e*tudos ci*ntíficos e trabalhos técnicos de qu*lidade que *ontri**am *ara a expansão *o
conhe***ento e* Adminis*ração, Economia e C*ntab*l*dade.
Es*e *er*ódi*o obe*e*e ao procedimento de avaliação d* originais dou**e blind review.
SU*ÁRIO
EDITOR*AL...............................................................................................................9
* QUALI**D* DAS INFORM*ÇÕES PRES*ADAS PELAS
EMPR*SA* REDUZ OS RISCOS DE INVESTI*ENT*? UMA
ANÁ*ISE EMPÍRIC* PARA OS DIF**ENTES N*VEIS DE
G*VERNA*ÇA CORPORATIVA DAS EMPRESAS BR*SILEI**S ...... 11
The qual*ty of i*f***a*i*n pro*i*ed by r*duces busin*ss i*ve**ment risks?
*n empirical analysis for the go*er*an*e of different levels of corp*rate brazil*an
Cássio Nóbrega Bes*r*ia, *nge*o Antonio P*ul*, Bre*o **lva Araújo,
Jos* N*to Alves, Fenelon Fra*cisco Almeida, Valde*r S*a*es Mont*iro
* DIMENSÃO **CI*A *O CONHECIM*N*O NAS PRÁTICAS
CON*ÁBE**: *** ANÁLIS* DOS PROCESSOS DE ELABO*AÇÃO
E APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS EM O**ANIZAÇÕES
**N*ÁBEIS........................................................................................................... 3*
The taci* di*ens*o* *f know*e*ge in ac**unting pra*tices: an analysis of t*e processe* *f p*e*a-
ra*ion and presentat*on of repo*ting *n accountin* *rganizatio*s .........................................
Fernando L*ís Bertoll*, Ana *ri*t*na *achinelli
AÇÃO **P*EENDEDORA NA C*N**RUÇÃO D* IDEN*IDA*E
DE MAR*A: EST**O *E CASO NO SE**R BEAC**EAR................. 71
Entrepreneur*al acti*n o* brand ide*tity building:a *ase study i* beachwear i*d*st*y
An*ré Luiz M*ranh*o de Souza Leã*, *u**en Mato*o Franco, Flávia Zi*merle *a
Nó*rega Costa, *enriq*e *as**ano N*scimento de Oliveira
*DOÇ*O DE RECURSOS T*C*OLÓ*ICOS **OVATIVOS N*
EDUCA**O: UM E**UDO SOB A *T*CA *A *EORIA
INSTITUCIONA*............................................................................................... 103
Adoption of I**o*ativ* Te*hno*og*cal Resourc*s i* Ed*catio*: a st*** from the *erspectiv* of
i*stitutional theory
Carmem Kistemacher Barch*, Cris*iane de Almeida
APLICAÇÃO DA *RONTEIRA EFICIENTE P*R MEIO DAS
TÉCNICAS DE *OOTSTRA*PING E MONTE CARLO: *MA
**RALELI*A*ÃO ENT*E BM&FBO*ESPA E NY*E A *A*T*R DAS
*RINCIPA*S AD*S *RASI*EIRAS ................................................................ 121
Applic*tion of effici*nt fr**tier **r*ugh **otstra*p*ng and M*nte Carlo techni*ue*: a pa*al*eli-
z*ti*n between BM&FBovespa and Nyse fr*m ma**r *razilian adrs
C*r*lina Magd* *a Silva Roma, Robe*t Aldo Iquia*aza,Bruno Pérez **rreira
*US*O* DA RO*ATIVID*DE *E *ESSOAL: *VIDÊNCIAS NO
SETO* DE SUPE**ERCADO*..................................................................... *43
Co*ts of staff *u*nover: ev*dence in th* supermar*et *ector
Tia*o Zardin *atia*, M*l*on Luiz W*ttmann, Bia*ca Bi*olin Liszbinski,
Aline Soares *alestreri, C*mi*a Fu*lan *a Costa
DE*CONTI*UIDA*E DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR
*E *ATERIAL BÁSI*O: NO PERÍODO COMP*EENDI** PRÉ E
*ÓS A CRISE DO SUB*RIM* ......................................................................... 171
Di**ontinuance of bra*ili*n compa**es of basic m*terials se*tor: the period *r* and post the
*ubp*i** crisis
R*i Américo Mathias* Horta, Fran*isco *os* dos *antos Alves, C*rlo* *ris*iano
Hasenclev*r Borge*, Adri*no Rod*i**es
DIVULGAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: UM EST*DO EM
ORGA*IZAÇÕES *O SET*R FINANCE*R* E OU*ROS DA
BM&F*OVESPA................................................................................................... *97
*iscl**ure *f intangibl* asse*s: a **udy in *r*anizatio*s o* the Financial sector and
Others from BM&FBOVE**A
*ânia Cris*i*a Chi*rello, Rodrigo Barr*co Marassi, Ro*erto *a*los **a*n
E-LEARNING, PER**PÇ*ES SOBRE S**I*FA*Ã* NO
TREIN*MEN*O * DIS*ÂNCI* EM INSTI*UIÇÃO *INANCEIRA:
REAÇÃO VER*US IMPACTO ......................................................................... 225
*ylmar Te*xeira, Silvio *oberto St*fano, Ela*ne Apar**ida Regiani de C*mpo*
ESTUDO DA A*APTAÇÃO ESTRATÉ*ICA E DAS CAP*CIDAD**
ESTRATÉGICAS DE UMA EMPRESA DE PAPEL E PAPELÃO ONDU-
LAD*...................................................................................................................... *51
St*dy o* the *trategic adaptation and the *trate*ic capabilities of a paper and corru*ate* co*pan*
Alm*rinda Te*eza Bianca Bez Ba**i Dia*, **essand*a Cassol, Grac**le *onial,
Carlo* Ricardo Ros*etto
FATORES QU* INFLUENCIAM OS *ONSUMIDOR*S DA G*RAÇÃO
Z NA COMP*A DE PRODU*OS E*ETRÔNICOS.................................. 2*7
Factors t*at influence th* consume*s fr*m Generation Z to pur*hase el*ct**ni* produc*s
A*ipio Ramos Ve*ga N*to, Sergio Luiz Baen* *e Souza, Sonia Trigue*ro *e Almei-
da, Felipe Nalon C*stro, S*rgio Sil*a B*aga Junior
GOV*RN*NÇA CORPORATIVA EM COOPERATIVA*
AGROP*CUÁ*I*S: UM M**ELO DE *L*SS*FICAÇÃO COM
**LICAÇÃO DA FERRAMENT* WA*K .....................................................313
Corporate Gover*a*ce in agricultural co**e*a*ives: a cla**ifica*ion model with *pp*ication *ool Walk
Ro*son F*ria Silva, Alceu Souza, Wesley Silva
PERCEPÇÃO DE VALOR C*MO *ARIÁ*EL MED*A*ORA ENTR*
PA*TICIPAÇÃO E SATIS*AÇÃO DE **IENTES DE SERVIÇ*S
*ANCÁR*OS: UMA ANÁLIS* POR MEIO DE *QUAÇÕ*S
ESTRUT*RAIS.................................................................................................... 333
Percepti*n of *a*ue *s a Mediator *o* Custome* Participation and Cu*tomer Satisfaction in
B*nk *erv*ce*: an analysi* employin* stru*tural equations
Álan *ndr*w de Souza, Tito Luci*no *ermes Gri*lo, *láudio Damacena
THE LINK B*TWEEN *ARNINGS MANAGEMENT AND DIGITAL
PA*TERN ..............................................................................................................351
O elo e*t*e g*renciamento de r*su*tado e pad*ão *igital
Jennif*r Mar**n** Ferrero, Beatriz Cuadrado B*llesteros, Marc* Antonio
Figueiredo Milani Fil*o
T*POS DE IN*VAÇÕES EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPR*SAS
TUR*STI*AS ........................................................................................................ 383
I**ova*ions Typ*s *n Touri*m S*all *nd Medium E*terpri*e*
Pa*ríc*a Melo Sacrament*, Rivanda Meira T*ixeira
FOCO E ESCOPO ...............................................................................................405
DI*E*RIZ*S PARA A*TOR*S........................................................................407