EDITORIAL
Apresentamos a edição da RACE, v. 13, n. 2, maio/ago. 2014. Seguindo a linha editorial da Revista, publicamos neste número artigos
relevantes para a área da Administração, Ciências Contábeis e Economia.
A RACE tem recebido um bom volume de artigos; no ano de 2013 re- cebeu para a avaliação 183 artigos, tendo 31% aceitos e 69% rejeitados. Nesse ano de 2014, até o final de maio, recebemos 96 artigos, dos quais 65 estão em processo de avaliação, 31 já foram avaliados, 52% aceitos e 48% rejeitados.
Também é significativa a evolução dos usuários cadastrados na Revista; de janeiro a maio mais que dobrou o número de cadastros efetivados do ano de 2013.
Outro aspecto de destaque é a cooperação dos autores que atendem sempre o que editores, revisores e equipe de editoração solicitam nas revisões, e sobre os novos olhares aos seus textos. Além de autores de consolidada produção e destaque no cenário da produção intelectual brasileira, a RACE tem recebido também artigos de pesquisadores de outros países numa busca pela sua interna- cionalização. Nesta edição,
Passemos então aos textos desta edição.
O primeiro texto, intitulado “A probabilidade de ser citado nas revistas inter- nacionais de finanças: uma análise das citações” tem como autores: Freitas, Borba, Fey e Vicente e contribui com autores, especialmente da área de finanças, para se conhecer em quais revistas internacionais de finanças terão maior chance de ter seus trabalhos citados.
A seguir, o artigo “A relação entre a dívida pública e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios paranaenses: evidências para o período de 2002 a 2010” de Lazarin, Mello e Bezerra, traz a discussão sobre a relevância do uso de indicadores de desenvolvimento socioeconômico para a gestão municipal.
Na temática da gestão de ativos intangíveis de empresas, o texto “Análise da conformidade das informações divulgadas sobre ativos intangíveis em empresas listadas naBM&FBovespa”quetemcomoautoresMouraeVarela,examinaograudeconformida- de das informações divulgadas sobre ativos intangíveis em empresas da BM&FBovespa.
O artigo “As dimensões da imagem de preço de cursos de
389
No manuscrito “Características explicativas do nível de disclosure voluntá- rio de municípios do estado de Minas Gerais”, Avelino, Cunha, Lima e Colauto estu- daram o nível de disclosure voluntário de municípios de Minas Gerais em seus portais eletrônicos, nível este representado pelo Índice de Disclosure Voluntário Municipal.
Fischer publica nesta edição da RACE o texto “Confiança, sistemas de certificação e atributos intrínsecos em relacionamentos interorganizacionais: uma discussão teórica orientada para o ambiente dos agronegócios.”
O artigo “Custos e economias de escala em um jogo de empresas” de auto- ria de Ribeiro, Sauaia e Fouto analisaram o comportamento dos custos na perspectiva de economias de escala em relação à eficiência operacional em um jogo de empresas.
O texto de Almeida, “Ética empresarial: evidência empírica das per- ceções dos profissionais portugueses” sugere recomendações aos profissionais de auditoria, professores e organismos de regulação.
Intitulado “Global mindset de empresas de países emergentes: comparações com as first movers e o impacto da internacionalização” de autoria de Reis e Borini, o texto aponta quequantomaisinternacionalizadaéaempresa,maiortenderáaserasuamentalidadeglobal.
Com o tema “Governança corporativa em empresas públicas”, os autores Campanário; Muritiba, Muritiba e Ribeiro investigam formas de como traduzir a implementação de Governança Corporativa (GC) para empresas do setor público.
Araújo e Zilber, em seu estudo “Inovações em processos na distribuição de combustíveis: um estudo em bases do complexo industrial portuário de Auape, PE” en- focaram as melhorias no processo de distribuição de combustíveis nas bases (empresas distribuidoras) do Complexo Industrial Portuário de Suape, PE sob a ótica da inovação.
No estudo “Institucionalização da filantropia pela legitimação”, os au- tores Tabora e Costa observam como a procura de legitimação produz efeitos po- sitivos na empresa e alinha os interesses dos agentes e dos principais.
O artigo “Interface, empreendedorismo e resiliência: um estudo de caso am- bientado na Flytour viagens e turismo Ltda” de Lima, Dorion, Milan, Severo, Ganzer e Olea, objetivou identificar quais forças, atreladas a sentimentos, impulsionaram ou fa- cilitaram o crescimento e o fortalecimento da empresa Flytour no mercado em que atua.
Scharf, Fernandes e Pacheco, no artigo “O capital humano como um driver das estratégias de marketing em empresas inovadoras: o caso da Apple” observaram que o ca- pital humano está inserido nas ações mercadológicas da Apple como um construto central.
Com o título: “Produção científica de cultura organizacional sob a ótica das redes so-
390 |
Eliane Salete Filippim |
|