https://doi.org/10.18593/evid.32881

EDITORIAL

É com orgulho que escrevo o editorial do primeiro volume da 23ª edição da Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (PPGBS) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O ano de 2023 já começou com uma boa notícia para o nosso periódico, que na Classificação 2017-2020 da Plataforma Sucupira alcançou o Qualis B1. Estamos trabalhando constantemente para que essa classificação aumente a cada nova avaliação, com muitas melhorias já definidas para a edição número 24.

Nesta edição, trazemos sete artigos originais. Abrimos com a seção Biociências, constituída pelo trabalho de relevância para o cultivo de sementes, intitulado “Quebra de dormência induzida por ácido giberélico e germinação in vitro de sementes e embriões zigóticos de Prunus campanulata Maxim”.

A seção Saúde, mais numerosa nesta edição, abre com o trabalho “Atributos fisico-químicos e propriedades bioativas de folhas de statice”, focado nas propriedades nutricionais de folhas de Limonium sinuatum (L.) Mill, uma planta ainda pouco consumida no Brasil. Ainda sobre o uso de vegetais funcionais na alimentação, temos o artigo “Avaliação da composição química e atividade antidiabética in vitro dos óleos essenciais de Algrizea minor e Eugenia brejoensis”, por sua vez mais voltado ao potencial terapêutico dos vegetais contra o diabetes a partir da inibição de α-amilase e de α-glicosidase in vitro. O trabalho seguinte é uma revisão que também aborda o tratamento do diabetes a partir de substâncias naturais, porém provenientes de organismos de outro reino: “Polissacarídeos fúngicos e seu potencial hipoglicemiante para atuar como adjuvante no tratamento do diabetes mellitus”.

No que pode ser considerada como a segunda parte desta seção, temos o trabalho “Percepção dos consumidores frente ao atendimento e estratégias de marketing das farmácias comunitárias do extremo Oeste de Santa Catarina”, que traz uma análise interessante sobre o que os clientes mais valorizam nesse tipo de serviço. Fechando a seção, trazemos o artigo “Efeitos da pandemia do novo coronavírus no serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) nas ocorrências em uma cidade do interior de Goiás”, que traz um quadro bastante elucidativo sobre como a pandemia da Covid-19 afetou o perfil de atendimentos na região estudada.

A última seção, Inovação, conta com o artigo “Desenvolvimento e validação de método analítico para quantificação do teor de formaldeído por HPLC em leite”, que propõe e avalia um método prático e preciso para a determinação de formaldeído em leite cru e derivados.

Agradecemos a todos que apoiam o nosso periódico e desejamos uma boa leitura!

Prof. Dr. Marcos F. Cordeiro

Editor-adjunto