https://doi.org/10.18593/evid.30569

Editorial

É com muita satisfação que apresento o primeiro volume da vigésima edição da Revista Evidência: Saúde, Educação e Inovação, a qual está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (PPGBS) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que tem caráter interdisciplinar e publica trabalhos científicos na grande área da saúde, tanto humana quanto animal e que está diretamente conectada às biociências e à inovação em saúde.

Este volume é composto por cinco artigos científicos. A seção Biociências é composta por dois artigos. O primeiro deles é um artigo de revisão intitulado “Polímeros de frutose: importância para a nutrição e saúde humana”, que avalia os efeitos da suplementação de frutanos do tipo inulina em diferentes aspectos da saúde e bem-estar humano. O segundo é um artigo original “Efeito citotóxico e genotóxico de Sedum praealtum A. DC.”, que avaliou o efeito desta planta medicinal (bálsamo), por meio da confecção de extratos aquosos das folhas e do caule, utilizando como organismo-teste a alface. Foi observado que o bálsamo não apresentou efeito alelopático e, sim, efeitos antiproliferativos e genotóxicos.

Na seção Saúde, o primeiro artigo apresentado e que também foi escolhido como o artigo destaque desta edição intitulado “Avaliação psicomotora em pré-escolares de 4 a 6 anos de idade: um olhar fisioterapêutico”, mostrou que a fisioterapia, juntamente com educadores, contribuiu positivamente na psicomotricidade nos parâmetros avaliados de motricidade fina, equilíbrio e organização pessoal em pré-escolares de 4 a 6 anos de idade com déficit motor, em duas escolas públicas em uma cidade do estado de Santa Catarina. O segundo artigo é de revisão “Entrepostos de carnes em supermercados: dificuldades e desafios para o registro no serviço municipal de controle de produtos agropecuários de origem animal (Copas-POA) de Caxias do Sul/RS”, o qual mostra as dificuldades e os desafios dos supermercados para o registro no serviço de controle de produtos agropecuários de origem animal no município de estudo. Por fim, o terceiro artigo é um estudo transversal documental retrospectivo intitulado “Perfil epidemiológico de pacientes com melanoma cutâneo em uma cidade do sul de Santa Catarina”, que avaliou a localização, o tamanho e a profundidade das lesões de 232 casos de melanoma maligno cutâneo em um laboratório de referência de patologia, mostrando uma associação significativa entre o índice de Breslow, a presença de ulceração e o número de mitoses tumorais.

Como editora da Evidência: Saúde, Educação e Inovação, agradeço aos autores pela confiança depositada a esta revista e por contribuírem fortemente para a disseminação do conhecimento e para o crescimento da revista. Também agradeço aos revisores por disponibilizarem seu tempo nas avaliações dos trabalhos, garantindo a qualidade e a valorização das pesquisas realizadas em diferentes regiões do País.

Desejo a todos uma excelente leitura!

Cordialmente,

Aline Pertile Remor