EDITORIAL

https://doi.org/10.18593/eba.29735

É com muita satisfação que apresento, através deste editorial, o segundo volume da vigésima primeira edição da Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPGBS) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

A primeira seção, Biociências, traz o estudo “Edaphic invertebrate diversity around the reservoir of a small hydroelectric power station in southern Brazil”. O trabalho, redigido em inglês, avalia o impacto causado por um reservatório de água criado para a instalação de uma usina hidroelétrica de pequeno porte. Isto foi realizado através da análise da diversidade edáfica nos arredores do reservatório três anos após o início de suas atividades. Não foram observadas diferenças na diversidade em diferentes distâncias so reservatório, com as únicas alterações explicadas por alterações em temperatura ao longo do ano de coleta.

A seção Saúde tem sua abertura com o artigo “Perfil epidemiológico da toxoplasmose congênita no Estado de Santa Catarina”, que traz uma investigação sobre a incidência de toxoplasmose congênita com base em dados secundários, tendo sido observada uma alta incidência da doença no Estado, especialmente nas regiões da Foz do Itajaí, Nordeste e Planalto Norte, além da alta incidência em populações indígenas. Os resultados demonstram a necessidade de maior atenção à doença, dado que ela ainda afeta uma parcela significativa da população.

O segundo trabalho da seção “Percepção das gestantes ao pré-natal e complicações durante o período gravídico-puerperal”, consiste em um levantamento entre mulheres atendidas pelo serviço pré-natal acerca de sua percepção sobre a qualidade e impacto do serviço. O que se concluiu é que o serviço foi percebido como positivo, sendo destacado o sucesso na detecção precoce de complicações.

Na terceira seção, Inovação, apresentamos o artigo “Protocolo de ação do uso de resina poliéster na inclusão de fatias semifinas de encéfalo: uma abordagem de baixo custo no ensino de anatomia macroscópica para o ensino fundamental e médio”, que é de natureza metodológica e tem como objetivo passar aos leitores, de forma simples e ricamente ilustrada, um protocolo acessível para fins educacionais.

Encerrando esta edição, é com muita honra que incluímos os Anais do VI Simpósio em Biociências, Saúde e Sociedade: Envelhecimento e Saúde Integral da Pessoa Idosa, promovido pela Unoesc na modalidade online entre os dias 29 de setembro e primeiro de outubro de 2021.

Aproveito o espaço para agradecer aos autores por terem confiado ao nosso periódico os seus trabalhos, sendo esta relação essencial para que possamos andar juntos em direção ao crescimento da Revista. Também agradeço aos avaliadores pelo tempo dedicado para avaliar os trabalhos, dividindo conosco seu conhecimento de modo a garantir a qualidade do material a ser publicado.

A todos, uma boa leitura e até o ano que vem!

Cordialmente,

Dr. Marcos F. Cordeiro

Corpo editorial:

Dra. Aline P. Remor, Editora-Chefe

Dr. Diego de Carvalho, Editor-Assistente

Dr. Marcos F. Cordeiro, Editor-Assistente