EDITORIAL
É com muita satisfação que anunciamos o segundo volume de 2020 da Revista Evidência: Saúde, Educação e Inovação, a qual está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (PPGBS) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que tem caráter interdisciplinar e interesse em trabalhos científicos na grande área saúde, tanto humana quanto animal, e que está diretamente conectada às biociências e à inovação em saúde.
Este volume conta com uma grande novidade, que é a inclusão do Anais da revista Evidência. O Anais contém resumos que foram apresentados no V Simpósio em Biociências, Saúde e Sociedade: desafios em tempos de pandemia, o qual foi promovido pelo PPGBS, entre os dias 9 e 11 de setembro de 2020.
Além disso, este volume conta com 5 artigos científicos. O primeiro deles é um artigo original e compõe a seção de Biociências. Este trabalho avaliou o potencial de germinação, estabelecimento e crescimento in vitro de sementes de Calendula officinalis, planta herbácea que apresenta atividade antioxidante e antibacteriana contra diversos microrganismos.
A seção de Saúde apresenta dois artigos originais. O primeiro deles avaliou 1.593 idosos e mostrou elevada prevalência dessa população em convívio com animais de estimação, além de outras variáveis associadas com a saúde, através de um estudo transversal de base populacional em um município do Rio Grande do Sul. O segundo artigo, mensurou a contaminação por parasitas de importância na saúde pública em amostras de alface produzidas e comercializadas em um município de Santa Catarina. Como desfecho, todas as amostras analisadas demonstraram ausência de parasitas sugerindo um baixo ou nulo grau de contaminação nas hortaliças consumidas no município.
A seção de Inovação foi composta por dois trabalhos, sendo um artigo original e um artigo de revisão. O artigo original foi nomeado como o “artigo destaque” desta edição. Trata-se de uma metodologia inovadora para o aproveitamento de cascas de frutas para a fabricação de doces e geleias, sendo utilizado principalmente o mesocarpo do maracujá amarelo. Por outro lado, o artigo de revisão mostra a utilização do bagaço do malte como uma alternativa promissora como precursor do carvão ativado, um material de grande importância adsorvente utilizado em várias áreas, principalmente no tratamento de águas e efluentes.
Como editores da Evidência: Saúde, Educação e Inovação, agradecemos aos revisores por disponibilizarem seu tempo nas avaliações dos trabalhos, garantindo a qualidade e a valorização das pesquisas realizadas em diferentes regiões do país. Também agradecemos aos autores pela dedicação e confiança depositados a esta revista. E por contribuírem fortemente para a disseminação do conhecimento e para o avanço da ciência.
Desejamos uma excelente leitura a todos.
Aline Pertile Remor
Editora-chefe
Diego de Carvalho
Editor assistente
Evidência: Biociências, Saúde e Inovação, volume 2/2020