EDITORIAL

É com grande satisfação que comunicamos que a revista Evidência: Ciência e Biotecnologia, neste ano de 2020, obteve uma atualização no seu escopo, formato, corpo editorial e, também, em seu título. Sendo assim, a revista foi intitulada Evidência: Biociências, Saúde e Inovação e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que tem caráter interdisciplinar e interesse em trabalhos científicos na grande área saúde, tanto humana quanto animal e que está diretamente conectada às biociências e à inovação em saúde. O grande progresso desta atualização é que a revista irá publicar artigos nos idiomas Português e/ou Inglês, pois tem como objetivo promover a publicação e a disseminação do conhecimento científico por pesquisadores e instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

A revista continua sendo Open Access e, agora, conta com a disponibilização de artigos no formato Ahead of Print.

Além disso, a atual revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação foi subdividida em três seções principais que permitem o diálogo e a interface nas diferentes subáreas:

  1. Biociências, a qual engloba resultados de pesquisa básica e aplicada com foco no desenvolvimento, manutenção, prevenção e bem-estar tanto da saúde humana como da saúde animal, bem como estudos com ênfase em biotecnologia e inovação;
  2. Saúde, a qual se destina à publicação de estudos relacionados ao conceito ampliado de saúde, envolvendo seus aspectos condicionantes e/ou determinantes em todos os níveis de complexidade e de atenção à saúde;
  3. Inovação, a qual envolve estudos em saúde humana e animal relacionados a processos biotecnológicos e de inovação, bem como técnicas, tecnologias e inovações aplicadas à produção e à sanidade animal.

O primeiro volume de 2020 apresenta seis artigos científicos, sendo dois artigos originais e quatro artigos de revisão, sendo um deles na língua inglesa e os demais na língua portuguesa.

A seção de Biociências apresenta dois artigos de revisão. O primeiro artigo mostrou os diferentes tipos e características de coagulantes naturais e o uso destes para o tratamento da água. Os autores sugeriram que o uso destes compostos é um caminho ambientalmente correto, acessível e, portanto, um objetivo a ser alcançado, visto a grande demanda de tratamento de água e efluentes no mundo.

O segundo artigo apresentou uma revisão integrativa da literatura acerca da importância dos membros inferiores em relação a velocidade e biomecânica do esporte na modalidade esportiva de natação.

A seção de Saúde é composta por três trabalhos. O primeiro, um artigo original, refere-se a um estudo ecológico retrospectivo e descritivo que verificou que a temperatura é um fator determinante na disseminação do vetor Aedes aegypti na região Oeste de Santa Catarina.

Na sequência, em um artigo de revisão, foi apresentado as espécies de escorpiões que possuem importância médica no estado da Paraíba e que este é o estado da região Nordeste que mais notificou a ocorrência de acidentes envolvendo escorpiões.

O terceiro artigo, também de revisão, focou em descrever a ocorrência do gênero Aspergillus e as patogenias associadas a presença de suas micotoxinas nos alimentos. Também evidenciou que é imprescindível a participação do profissional nutricionista para a aplicação de ferramentas de controle de qualidade na produção dos alimentos.

Na seção de Inovação consta o artigo original que foi nomeado como o “artigo destaque” desta edição. Refere-se a uma metodologia inovadora para a reprodução de materiais que podem ser utilizados como recurso didático na educação inclusiva de cegos. Esta metodologia utilizou borracha de silicone e resina de poliéster para a reprodução de peças anatômicas e uma interface via QR-Code que remete o usuário a uma narração dos conteúdos na plataforma digital YouTube, possibilitando o estudo domiciliar, de forma acessível e de baixo custo, que pode ser confeccionado nas instalações de um laboratório escolar.

Como editores da Evidência: Biociências, Saúde e Inovação, desejamos que esta revista se torne cada vez mais um referencial para a busca do conhecimento nas áreas de seu escopo, garantindo a qualidade dos trabalhos publicados, disseminando a informação de forma clara, garantindo o sigilo e a avaliação cega por parte dos revisores, a fim de contribuir para uma excelente apresentação final de cada volume.

Também agradecemos aos revisores por disponibilizarem seu tempo nas avaliações dos trabalhos, garantindo a qualidade e a valorização das pesquisas realizadas em diferentes regiões do País.

Por fim, agradecemos aos autores pela dedicação e confiança depositados a esta revista. E por contribuírem fortemente para a disseminação do conhecimento e para o avanço da ciência.

Aline Pertile Remor

Editora-chefe

Diego de Carvalho

Editor-assistente

Evidência: Biociências, Saúde e Inovação, volume 1, 2020