POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DIVERSIDADE: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Elci Schroeder Lucachinski Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
  • Celso Francisco Tondin Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
  • Rosana Maria Badalotti Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Resumo

O presente ensaio visa refletir sobre as noções de cultura, diversidade sociocultural, diferença e identidade, no sentido da importância de problematizar preconceitos e discriminações que têm sustentado e justificado o processo de produção-reprodução das desigualdades escolares e sociais em nosso país. A partir dessa reflexão, destacamos também a pertinência de conceitos afetos à discussão do multiculturalismo e da interculturalidade como aportes para esta discussão, no contexto da importância das políticas públicas de reconhecimento das diferenças, por meio de ações afirmativas. Como um exemplo destas ações, apresentaremos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), enfatizando aspectos deste programa no que tange à prática pedagógica junto aos alunos com deficiência. Esse recorte no estudo (alunos com deficiência) é devido à compreensão de que estes alunos representam de forma peculiar a contradição entre a democratização do acesso à educação escolar e os processos de seleção e exclusão produzidos pelo sistema educacional. Por meio de uma breve análise deste programa, conclui-se que os espaços educativos têm papel fundamental no trabalho de desenvolver ações educativas interculturais, viabilizando mudanças que venham ao encontro de uma sociedade multicultural. Postula-se também, pela importância de continuar os estudos sobre o PNAIC no sentido de problematizar as desigualdades sociais e escolares a partir de uma concepção crítica acerca das políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elci Schroeder Lucachinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Aluna do Mestrado em Educação da Unochapecó.

Celso Francisco Tondin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Rosana Maria Badalotti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Graduada em Ciências Sociais em nível de Bacharelado (1990) e Licenciatura (1998), Mestrado em Antropologia Social (1996) e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Lucachinski, E. S., Tondin, C. F., & Badalotti, R. M. (2014). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DIVERSIDADE: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 687–698. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5215

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social