GÊNERO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Lucia Aulete Búrigo de Sousa UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE AGÊNCIA: FAPESC/CNPQ
  • Mareli Eliane Graupe

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado de caráter qualitativo em andamento, que analisa gênero e a implementação das políticas públicas brasileiras no campo da educação, no Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Lages (SC). Possui como objetivo conhecer e contextualizar as políticas públicas e as mudanças que ocorreram no âmbito da educação brasileira nas últimas décadas, para melhor compreensão do cenário educativo nacional e cotidiano na questão da equidade de gênero. Teve-se em vista nesse contexto a dificuldade e/ou ausência da temática de gênero nos documentos escolares como exemplo, no Projeto Político Pedagógico (PPP) e no Plano Anual PA). A investigação caracterizou-se como pesquisa de caráter documental, cuja coleta de dados efetuou-se a partir da leitura de documentos oficiais (Leis, Plano Nacional de Educação, Projeto Político Pedagógico, Plano anual das escolas), que compõem o locus do objeto em estudo. Dos três PPP e PA analisados, de escolas públicas municipais de Lages (SC), apenas um deles contempla a questão de gênero como tema de discussão e de ações para serem desenvolvidas em sala de aula com professor@s e alun@s.  

Palavras-chave: Gênero. Políticas da Educação. Legislação. Formação. Professor@s

 

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Biografia do Autor

Lucia Aulete Búrigo de Sousa, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE AGÊNCIA: FAPESC/CNPQ

MESTRANDA - MESTRADO EM EDUCAÇÃO. uNIVERSIDADE DO PLANALTO CATERINENSE -AGÊNCIA: FAPESC/CNPQ 

PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE LAGES-SC

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

de Sousa, L. A. B., & Graupe, M. E. (2014). GÊNERO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 515–528. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5213

Edição

Seção

Eixo 4. Políticas públicas, educação e diversidade