A POLITECNIA COMO POTENCIALIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIO NO IFC- CÂMPUS VIDEIRA

Autores

  • Gabriela Frizzo Patrício
  • Leda Scheibe

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a potencialidade da politecnia nos cursos de ensino médio profissionalizante. A partir de uma análise dos índices de evasão desses cursos no Instituto Federal Catarinense- Câmpus Videira, são tecidas considerações a respeito da potencialidade referida. Para chegar à análise, apresenta-se inicialmente revisão bibliográfica da trajetória da legislação do ensino médio profissionalizante desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a qual foi sendo remodelada diante de decretos, pareceres, resoluções e demais documentos emitidos pelo MEC. Em seguida, é descrita e discutida a concepção de politecnia como proposta para a formação humana integral e como uma diretriz para a organização dos cursos de ensino médio profissionalizante do Instituto focalizado. Problematiza o índice de evasão nos cursos, bem como a sua relação com a menor ou maior aproximação de uma visão politécnica de formação. A partir da análise realizada é feita uma reflexão a respeito da oferta dos cursos deste IFC frente a uma concepção politécnica de formação. Pondera-se sobre uma nova visão para a escola média profissional, na qual a organização curricular visa à formação de um cidadão-trabalhador que possa ser agente transformador da sociedade pelo pensar e pelo agir.

Palavras - chave: Ensino médio profissionalizante. Politecnia. Instituto Federal Catarinense – Câmpus Videira.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Frizzo Patrício, G., & Scheibe, L. (2014). A POLITECNIA COMO POTENCIALIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIO NO IFC- CÂMPUS VIDEIRA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 175–188. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5197

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior