CAUSAS “IMPROVÁVEIS” DO INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES DE MAIOR DEMANDA NA UFSC: UM ESTUDO SOBRE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES
Resumo
Este estudo apresenta resultados de pesquisa realizada junto a jovens egressos do Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, ingressos em cursos de graduação de maior demanda, a saber, Direito, Engenharias e Medicina, nesta universidade, por meio do “dispositivo meritocrático” vestibular. Foi realizado um estudo de caso do referido Curso, por meio de entrevistas com nove egressos, bem como levantamento histórico tendo por base documentos sobre o mesmo, em seus nove anos de existência. A pesquisa apresentada inspira-se em um movimento das investigações sociológicas, nas quais as análises voltam-se para o perfil socioeconômico dos estudantes que frequentam as universidades públicas brasileiras, pertencentes às classes sociais menos favorecidas socioeconomicamente e pessoas negras. Estes grupos representam um baixo volume de estudantes que ingressam em universidades públicas e, também, em cursos de alta procura, evidenciando as desigualdades educacionais face à diferenciação e hierarquização entre o poder socioeconômico a as carreiras universitárias. A partir dos relatos dos jovens foi possível realizar um estudo de trajetórias intentando identificar os significados do prolongamento da escolarização e as “causas do improvável”.Downloads
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Publicado
2014-09-08
Como Citar
Lisboa, M. D., & Martins, F. S. (2014). CAUSAS “IMPROVÁVEIS” DO INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES DE MAIOR DEMANDA NA UFSC: UM ESTUDO SOBRE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 577–590. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5187
Edição
Seção
Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social