INTERDEPENDÊNCIA: VIDA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Resumo
Das técnicas mais rudimentares ao anseio pelo controle e fabricação do ser vivo humano, a tecnologia perpassa as condições da vida humana. O ser humano – homo faber – transforma os meios, mas também é transformado. Assim, a medida em que dominamos a técnica, tentamos modificar o meio em benefício próprio. Em nome do avanço científico e do exagerado antropocentrismo, o ser humano transforma-se em cobaias, destruindo o que lhe é particular. O objetivo deste trabalho é pensar desde uma abordagem qualitativa, a condição do ser humano enquanto ser inovador e as implicações das diversas inovações humanas, principalmente as tecnológicas, para a vida e para os processos de aprendizagem. Nesse emaranhado de interconexões que se apresentam ao refletir sobre a vida, a proposta é mergulhar num cenário complexo e desafiador, na procura de alternativas que nos auxiliem como educadores a sensibilizar para o reconhecimento do Outro, a solidariedade e o respeito. Essas atitudes requerem um auto nascimento. Apostamos ainda em uma educação que esteja vinculada as tecnologias, possibilitando aos educadores comprometidos com a formação humana, potencializar um ambiente de aprendizagens colaborativas, propício a uma evolução coletiva em que seres humanos e máquinas vivenciem um processo de simbiose.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-08
Como Citar
Moraz, A. de A., & Sartori, A. (2014). INTERDEPENDÊNCIA: VIDA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 865–876. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5172
Edição
Seção
Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem