PRINCÍPIOS ORGANIZADORES DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CENÁRIO DA COMPLEXIDADE
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar possíveis relações entre os princípios organizadores e o processo de ensino e de aprendizagem, considerando o cenário da complexidade. Inicialmente, aborda-se o processo da fragmentação do conhecimento, no qual apresentou indícios com a chegada dos jesuítas no Brasil e intensificou-se durante a Revolução Industrial e posteriormente com o capitalismo. Dessa fragmentação resultou uma hiperespecialização, não respondendo, desse modo, à complexidade dos fenômenos decorrentes na sociedade. Para tanto, como possibilidades de superação desse contexto, surge a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Então, considerando o cenário da complexidade e o avanço do conhecimento apresentam-se princípios possíveis de organizar e orientar o processo de ensino e de aprendizagem, impactando na metodologia de ensino, na relação professor-aluno, na avaliação, no planejamento, na contextualização e ligação dos saberes e das áreas do conhecimento, na questão de se considerar a razão e a emoção como partes que se complementam nesse processo, além da questão da multirreferencialidade e da multidimensionalidade do conhecimento e do ser. Os princípios compreendem o princípio holográfico, o princípio da complementaridade, princípio da indeterminação, princípio da autopoiése e o princípio da transdisciplinaridade. Considera-se que é possível existir relações destes princípios com o processo de ensino e de aprendizagem, considerando a tentativa de modificar o modo de ser, viver, conhecer e conviver do ser humano, voltando-se para uma formação humana e para o reconhecimento do outro.