DA INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO SUPERIOR À INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar elementos para uma discussão inicial sobre a importância da prática interdisciplinar na Universidade, a partir da organização do planejamento do estágio supervisionado, articulando-o à pesquisa sobre o cotidiano dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos em ambiente escolar. Trabalhando com a hipótese de que este viés da formação docente tem sido pouco explorado pelos cursos de formação, o que se propõe é uma reflexão da prática realizada na quinta fase do curso de Pedagogia sobre a necessidade e possibilidades de desenvolver trabalhos que articulem pesquisa, estágio curricular supervisionado e cotidiano escolar. As reflexões aqui destacadas a partir dessa prática apontam para compreensão de que as atividades interdisciplinares organizadas pelos professores para a preparação do estágio curricular supervisionado, colaboram para a construção de conhecimentos teórico-práticos necessários para qualificar as práticas docentes nas escolas.
PALAVRAS-CHAVE: Práxis educativa. Formação docente. Interdisciplinaridade.