Ensino por Competência: O Desafio Partilhado entre Professor e Alunos.

Autores

  • Maribel Rosa Balardin Lemos Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC

Resumo

Resumo: Ensino por competência: o desafio do trabalho partilhado entre professores e alunos, tema este que vêm apresentando grande importância e evidência nas atuais discussões entre os pesquisadores sobre a educação no Brasil. Com isso este artigo buscou analisar o entendimento em relação ao ensino por competências dos professores das disciplinas de Português e Matemática das turmas de 6º e 9º anos do ensino fundamental II, numa escola da rede municipal de ensino na cidade de Lages SC, devido aos baixos índices no IDEB e grande número de evasão escolar apresentados nos últimos anos. O estudo de caso foi realizado por meio de coleta de dados na forma de questionário semiestruturado. As respostas foram analisadas conforme os seguintes indicadores: contexto e conhecimento prévio dos alunos; referencial teórico, processo de formação, pesquisa e projeto. Os dados apontam que grande parte dos professores ainda não diferencia ensino por competências do ensino tradicional, tendo em vista a falta de formação adequada por parte dos responsáveis pelas esferas públicas e as dificuldades de entender quais mudanças precisam ser geradas pela aquisição de tal currículo. Porém demonstram interesse em debater sobre o tema e acreditam que se faz necessário romper com práticas de cunho tradicional e abrir caminhos para novos olhares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maribel Rosa Balardin Lemos, Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC

Estudante do mestrado em educação

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Balardin Lemos, M. R. (2014). Ensino por Competência: O Desafio Partilhado entre Professor e Alunos. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 799–810. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5154

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem