PNAIC: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A GARANTIA DE UMA ALFABETIZAÇÃO DE SUCESSO

Autores

  • Maira Kelling Machado UFSC
  • Teresinha Staub UFSC

Resumo

O relato de experiência que aqui se apresenta surge da nossa participação como formadora e orientadora de estudos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – que teve início no ano de 2013. Elaborado e desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil, em parceria com os governos estaduais e municipais, o PNAIC tem por objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Para tanto, as ações desenvolvidas nessa proposta formam um conjunto integrado de programas, materiais didáticos e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Este trabalho apresenta informações relevantes nos relatórios completos da Orientadora de Estudos do município de São João do Oeste – SC, resultado da formação continuada realizada com os alfabetizadores desse município, trabalho este, orientado pela formadora e orientadora de estudos do PNAIC, no polo de Treze Tílias. Conforme relatos dos professores alfabetizadores, a formação do PNAIC é considerada relevante, pois a partir da reflexividade, tem facilitado as trocas de experiências entre os professores tornando a aula mais atrativa, criativa, fazendo a diferença na sala de aula. As atividades e temas desenvolvidos no curso proporcionaram ao professor uma mudança de atitude e prática em sala de aula. Finalizando o primeiro ano de formação, já é possível evidenciar o quanto a formação do PNAIC tem mobilizado os professores da educação básica. 

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Machado, M. K., & Staub, T. (2014). PNAIC: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A GARANTIA DE UMA ALFABETIZAÇÃO DE SUCESSO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 371–380. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5147

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior