INTERDISCIPLINARIEDADE ENTRE AS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL E ESTATÍSTICA NO CURSO DE ENGENHARIA
Resumo
Este trabalho focaliza em algumas mudanças contextuais e paradigmáticas que influenciam nas práticas docentes, o que julgamos essenciais no processo de ensino-aprendizagem o qual deve ser o enfoque principal da educação. Este artigo apresenta uma experiência interdisciplinar acontecida no curso de Engenharia de Produção, segundo período da UCEFF - UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAEM, delineando as possibilidades de aprendizagem, envolvendo as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e Estatística. Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos a aplicabilidade dos conceitos matemáticos de Cálculo Diferencial e Integral e Estatística nas situações do dia-a-dia e na atuação como profissional de engenharia. Visando a incorporação dos conceitos, procedimentos, atitudes e habilidades discutidas durante o curso e buscando novas informações que poderão enriquecer a sua formação. Isso reflete no desenvolvimento real, o qual deve ser sustentado por todos os envolvidos com o fazer educação, além de propiciar ao estudante perceber as inter-relações entre algumas disciplinas do curso, e sua correspondência com a prática. A condução da atividade se deu através de uma pesquisa, que foi desenvolvida em grupos, onde os mesmos escolhiam um tema e buscavam informações, elaborando um artigo, a mobilizar os conhecimentos construídos em sala de aula e a pesquisar outros. Para fundamentar tal experiência, apresentam-se algumas considerações sobre Interdisciplinaridade e sobre a importância do estudo das disciplinas envolvendo cálculo nos cursos de engenharias.
Palavras-chave: Aprendizagem. Interdisciplinaridade. Competência. Engenharia.