A AÇÃO PEDAGÓGICA EM MEIO AOS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • ines kumiechick mariani Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Resumo:

Com este trabalho busco refletir sobre a ação pedagógica em meio às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas e seu reflexo no campo educacional, ao que muitos configuram como pós-modernidade. Compreensão que se caracteriza-se como um período de grandes transformações, onde as verdades, os referencias, os métodos tidos com certos, começam a ser questionadas e a sociedade passa a se ver de modo diferente. Percebe-se que os reflexos destes novos tempos têm gerado muitas dúvidas, incertezas e dessossego entre os professores e demais profissionais envolvidos com a educação, pois o modo como se educava anteriormente, pautados de ideia de padrão, domínio absoluto, onde todos aprendiam e agiam da mesma forma já não cabem mais, pois hoje cada um pensa e age conforme seus critérios e sua experiência de vida. Nesse sentido como compreender a ação pedagógica? Se a educação encontra-se afetada pelos efeitos da crise da razão moderna, o que temos como resultado é a expressão da perda de sentido e significado. O grande desafio posto neste cenário parece ser o de compreender a tessitura dessas relações, bem como visualizar práticas educacionais na perspectiva da diversidade e principalmente compreender o ser humano em sua complexidade temporal, como temporalidade.

Palavras-chave: Pós-modernidade. Complexidade. Ação Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

mariani, ines kumiechick. (2014). A AÇÃO PEDAGÓGICA EM MEIO AOS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 733–742. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5142

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem