A AÇÃO PEDAGÓGICA EM MEIO AOS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE
Resumo
Resumo:
Com este trabalho busco refletir sobre a ação pedagógica em meio às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas e seu reflexo no campo educacional, ao que muitos configuram como pós-modernidade. Compreensão que se caracteriza-se como um período de grandes transformações, onde as verdades, os referencias, os métodos tidos com certos, começam a ser questionadas e a sociedade passa a se ver de modo diferente. Percebe-se que os reflexos destes novos tempos têm gerado muitas dúvidas, incertezas e dessossego entre os professores e demais profissionais envolvidos com a educação, pois o modo como se educava anteriormente, pautados de ideia de padrão, domínio absoluto, onde todos aprendiam e agiam da mesma forma já não cabem mais, pois hoje cada um pensa e age conforme seus critérios e sua experiência de vida. Nesse sentido como compreender a ação pedagógica? Se a educação encontra-se afetada pelos efeitos da crise da razão moderna, o que temos como resultado é a expressão da perda de sentido e significado. O grande desafio posto neste cenário parece ser o de compreender a tessitura dessas relações, bem como visualizar práticas educacionais na perspectiva da diversidade e principalmente compreender o ser humano em sua complexidade temporal, como temporalidade.
Palavras-chave: Pós-modernidade. Complexidade. Ação Pedagógica.