APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ATRAVÉS DO ENSINO PELA PESQUISA
Resumo
É inegável a importância da pesquisa para a formação de professores. Da mesma maneira parece consenso que a articulação entre ensino e pesquisa faz-se fundamental para a promoção de uma educação de qualidade. Nesse sentido alguns autores propõem a ideia de se utilizar a pesquisa como ferramenta de ensino dos conhecimentos específicos das diversas áreas de formação. Motivando-se por esta temática desenvolveu-se com acadêmicos do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, a proposição da metodologia de ensino pela pesquisa na disciplina de Olericultura com conteúdos relacionados à produção e qualidade de mudas. Dessa forma o objetivo desse estudo foi observar o grau de satisfação da aprendizagem de conteúdos desenvolvidos através da pesquisa e seus resultados na aprendizagem, utilizando-se método de pesquisa de natureza qualitativa, aplicando-se uma pesquisa do tipo survey. Como ferramenta de coleta de dados foi aplicado questionário investigativo com escala de resposta psicométrica segundo Likert. Os resultados revelam que a maioria dos Acadêmicos concordou ou concordou totalmente que o método de ensino pela pesquisa auxilia no aprendizado de conteúdos específicos da disciplina de Olericultura, e que encontram maior dificuldade de aprender metodologia científica de maneira teórica. Desta forma conclui-se que o ensino pela pesquisa, de fato, subsidiaram o processo de ensino e da aprendizagem de conteúdos das ciências agrárias.