APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ATRAVÉS DO ENSINO PELA PESQUISA

Autores

  • Überson Boaretto Rossa Instituto Federal Catarinense
  • Fernando Prates Bisso Instituto Federal Catarinense
  • Erik Nunes Gomes Instituto Federal Catarinense

Resumo

É inegável a importância da pesquisa para a formação de professores. Da mesma maneira parece consenso que a articulação entre ensino e pesquisa faz-se fundamental para a promoção de uma educação de qualidade. Nesse sentido alguns autores propõem a ideia de se utilizar a pesquisa como ferramenta de ensino dos conhecimentos específicos das diversas áreas de formação. Motivando-se por esta temática desenvolveu-se com acadêmicos do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, a proposição da metodologia de ensino pela pesquisa na disciplina de Olericultura com conteúdos relacionados à produção e qualidade de mudas. Dessa forma o objetivo desse estudo foi observar o grau de satisfação da aprendizagem de conteúdos desenvolvidos através da pesquisa e seus resultados na aprendizagem, utilizando-se método de pesquisa de natureza qualitativa, aplicando-se uma pesquisa do tipo survey. Como ferramenta de coleta de dados foi aplicado questionário investigativo com escala de resposta psicométrica segundo Likert. Os resultados revelam que a maioria dos Acadêmicos concordou ou concordou totalmente que o método de ensino pela pesquisa auxilia no aprendizado de conteúdos específicos da disciplina de Olericultura, e que encontram maior dificuldade de aprender metodologia científica de maneira teórica. Desta forma conclui-se que o ensino pela pesquisa, de fato, subsidiaram o processo de ensino e da aprendizagem de conteúdos das ciências agrárias.

 

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Rossa, Überson B., Bisso, F. P., & Gomes, E. N. (2014). APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ATRAVÉS DO ENSINO PELA PESQUISA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 775–786. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5138

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem