Percursos Marcantes na História das Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado

Autores

  • Tânia Zanella Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida entre os anos de 2013 – 2015. Objetiva recuperar um breve histórico de como as pessoas com deficiência foram tratadas ao longo da história da humanidade e contribui com alguns elementos sobre a trajetória das políticas sobre educação especial na perspectiva da educação inclusiva, no âmbito mundial e no Brasil. Nesse sentido, destaca a década de 1990 como um importante marco para a garantia de direitos das pessoas com deficiência à educação inclusiva e as contribuições oferecidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com sua proposta de trabalho para o Atendimento Educacional Especializado – AEE.  Tal perspectiva sugeriu uma pesquisa do tipo qualitativa, onde predominou a análise documental. 

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Zanella, T. (2014). Percursos Marcantes na História das Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 529–540. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5129

Edição

Seção

Eixo 4. Políticas públicas, educação e diversidade