A GESTÃO NA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – LAGES

Autores

  • Elson Rogerio Bastos Pereira UNIPLAC
  • Marli Coscodai Souza UNIPLAC

Resumo

Resumo: O presente artigo objetiva analisar se os gestores da Gerência Regional de Educação - GERED, no município de Lages, que exerceram suas funções no período de 1972 a 2012, realizaram uma prática pedagógica para além da legislação. Nesse sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos: levantar e catalogar fontes primárias e secundárias encontradas a partir de 1972, ano de instalação da Coordenadoria Regional de Educação - UCRE; estudar as gestões da GERED via fontes primárias e secundárias, em uma investigação documental; associar os fatos relacionados à instrução oficial e comunitária no Planalto Catarinense, e as políticas educacionais adotadas pelos governos; identificar as contradições entre os interesses das oligarquias regionais e as necessidades da população; refletir sobre a organização institucional, traduzida pelo modo como as competências dos gestores são idealizadas na legislação. O foco dessa investigação foi a Gestão na Gerência Regional de Educação de Lages, com pesquisa documental em fontes primárias, pesquisa bibliográfica em fontes secundárias, e pesquisa de campo com roteiro previamente elaborado. Quanto aos procedimentos para tratamento dos dados coletados, buscamos fundamentação na análise de conteúdo proposta por Bardin. Assim, concluímos que a gestão democrática não está restrita apenas às unidades escolares. Ela é um valor público definido em forma de lei que remete tanto à gestão escolar quanto, no nível mais geral, à gestão educacional.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Pereira, E. R. B., & Souza, M. C. (2014). A GESTÃO NA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – LAGES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 161–174. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5111

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior