GINCANA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Resumo
O ensino de conteúdos das ciências agrárias, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas como a gincana escolar, pode configurar como uma importante ferramenta de apoio no processo de ensino e da aprendizagem, em especial na formação profissional. Objetivando observar o grau de satisfação da aplicação de gincana escolar e seus resultados na aprendizagem, para alunos do ensino técnico profissionalizante, utilizou-se o método de pesquisa de natureza qualitativa, aplicando-se o tipo survey. Foi utilizado um questionário investigativo com escala de resposta psicométrica segundo Likert. Como resultado foi constatado que a atividade lúdica da gincana, desenvolvida com temáticas da área de ciências agrárias e no ambiente da horta escolar, proporcionou alto grau de satisfação para os alunos, promovendo melhor aprendizagem dos conteúdos. Os alunos encontram maior dificuldade em aprender conteúdos da área de ciências agrárias em sala de aula, quando o conteúdo foi desenvolvido de forma teórica. Isto demonstra que a proposta da atividade lúdica de gincana, desenvolvida no ambiente de horta escolar, incorporada nas práticas de ensino do professor e do cotidiano escolar, promove maior aprendizagem.